Economia

Sindicatos da função pública voltam ao Ministério das Finanças para discutir carreiras

As estruturas sindicais da função pública voltam hoje ao Ministério das Finanças para discutir alterações de carreiras com a secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Fátima Fonseca.

A secretária de Estado da Administração e do Emprego Público reúne-se ao longo da tarde com a Frente Comum de sindicatos da Administração Pública (CGTP), a Frente Sindical liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (UGT) e a Federação dos Sindicatos da Administração Pública (UGT).

Fonte sindical disse à agência Lusa que o principal tema em debate serão as carreiras inalteradas, dado que existem cerca de 80 carreiras na função pública que não são revistas desde 2009, nomeadamente carreiras de inspeção e de informática.

Os sindicatos esperam que o Governo apresente propostas concretas para resolver os problemas relacionados com carreiras, como o caso das carreiras que vão extintas a médio e longo prazo, mas que os representantes dos trabalhadores consideram que devem continuar, devidamente enquadradas.

O diploma de execução orçamental também deverá ser discutido no encontro negocial, porque é onde serão enquadrados os acréscimos salariais dos funcionários públicos que ganham o equivalente ao salário mínimo nacional.

Em destaque

Subir