Nas Notícias

Sindicato dos Jornalistas “condena veementemente” agressão a profissionais da RTP

Dois jornalistas da RTP foram agredidos durante uma reportagem numa escola da freguesia de Marvila, em Lisboa, esta quinta-feira, devido a um alegado caso de violação entre alunos. Agora, o Sindicato de Jornalistas (SJ) “condena veementemente” esta situação.

“O SJ condena veementemente a agressão de que hoje [quinta-feira] foram vítimas dois jornalistas da RTP, durante o exercício plena da sua missão: informar imparcialmente um acontecimento”, afirma o sindicato num comunicado enviado à agência Lusa, acrescentando que “a gravidade da agressão de que foi vítima o repórter de imagem que, apesar de identificado, sofreu agressões físicas e necessitou de assistência hospitalar”.

“Esta situação é absolutamente inadmissível num Estado onde o direito à informação é constitucionalmente garantido. É absolutamente reprovável que dois cidadãos sejam agredidos no exercício da sua profissão, mais ainda quando a sua missão profissional é informar imparcialmente um determinado acontecimento”, reforçou o SJ no comunicado.

Tudo aconteceu, segundo o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, quando a equipa da RTP, composta por uma jornalista e um repórter de imagem, chegou à Escola Básica dos Lóios, na freguesia de Marvila, para uma reportagem sobre um alegado caso de violação entre alunos dessa escola.

A equipa de jornalistas foi abordada por familiares do aluno suspeito da violação, que acabaram por agredir o repórter de imagem, que teve de receber tratamento no Hospital de São José.

O comunicado do SJ à agência Lusa vem ainda com um apelo às autoridades.

“O SJ exige às autoridades o apuramento, até às últimas consequências, de responsabilidades neste caso, e disponibiliza, desde já, todo o apoio necessário aos jornalistas em causa”.

De acordo com uma fonte policial, não existe nenhum detido nem suspeitos, pelo que o homem que havia sido detido pela agressão foi libertado, uma vez que nada tinha a ver com a situação.

As autoridades agora estão a investigar a alegada violação ocorrida entre os alunos menores.

Em destaque

Subir