Ciência

Sinal emitido por galáxia há 5000 milhões de anos foi agora detetado

PKS B1740-517

Foi preciso esperar 5000 milhões de anos para que o sinal da PKS B1740-517, uma galáxia que se encontra perto da constelação de Ara, pudesse chegar à Terra e ser detetado por um telescópio australiano, segundo informou a CSIRO em comunicado.

Uma equipa de astrónomos detetou um sinal de galáxia que terá sido emitido há 5000 milhões de anos.

Em comunicado, a Organização para a Investigação Industrial e Científica da Commonwealth da Austrália (CSIRO), explicou que a galáxia PKS B1740-517, que se encontra nas proximidades da constelação de Ara, foi descoberta pelo telescópio SKA Pathfinder (ASKAP), no Observatório Radioastronómico Murchison, a 790 quilómetros da cidade de Perth.

Este sinal, de acordo com a organização, vai permitir apreender um pouco mais um período da história do Universo que ainda está por revelar.

O sinal só foi detetado porque a equipa de astrónomos, liderada por James Allison, utilizou uma técnica especial para identificar mudanças nas ondas de rádio procedentes do centro da galáxia B1740-517.

No comunicado, a CSIRO adiantou que a emissão de rádio, com 5000 milhões de anos de idade, estava ‘gravada’ numa nuvem de gás de hidrogénio que viajava em direção à Terra, sendo esse gás pelo menos 500 anos mais jovem do que a galáxia.

Para James Allison, os observatórios nunca tinham captado este sinal, quase impercetível, “porque estava escondido no fundo do som de rádio”.

Foi graças ao silêncio radioeletrónico do observatório que o ASKAP conseguiu capturar “claramente” o sinal.

Em destaque

Subir