Nas Notícias

SIC, Google e Ayuda en Acción avançam com projeto de igualdade digital entre crianças

O GEN10S, de cobertura nacional, destina-se a combater o fosso tecnológico e fomentar a igualdade de oportunidades no digital entre as crianças. No total, 40 escolas, 5000 crianças e 500 professores de escolas do 2.º Ciclo irão beneficiar do projeto.

A SIC Esperança, a associação espanhola Ayuda en Acción e a Google.org apresentaram, nesta segunda-feira, o projeto GEN10S Portugal que visa reduzir o fosso nas competências digitais e promover a igualdade de oportunidades na área digital entre os mais novos, reduzindo as barreiras socioeconómicas e de género.

No total, serão selecionadas 40 escolas. O projeto prevê formar em programação Scratch 5000 alunos dos 5.º e 6.º anos e de 500 professores, dotando-os das ferramentas necessárias para a adoção de formas de ensino inovadoras.

Cada curso será constituído por 12 sessões, cada uma com 60 minutos (60 mil horas no total). A metodologia educacional será baseada em três etapas – fundamentos em programação, realização de trabalhos e trabalho cooperativo entre equipas – e o Scratch será a ferramenta a utilizar para ensinar a programar. As crianças aprenderão por via da resolução de problemas, da execução dos projetos e da experiência.

O GEN10S visa uma mudança social, aproveitando as oportunidades proporcionadas pelas tecnologias e contribuir para que as crianças, independentemente do género e da classe socioeconómica, tenham as mesmas possibilidades e possam tornar-se nos protagonistas das próximas épocas.

As escolas do 2.º ciclo do ensino básico interessadas em participar neste projeto e em proporcionar esta formação aos seus alunos poderão, a partir de hoje, consultar o regulamento e a ficha de candidatura em www.genios.org.pt, e candidatarem-se ao projeto.

A formação será ministrada por professores contratados com esta finalidade e em função de metodologia preparada pela Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal.

O GEN10S Portugal pretende também sensibilizar o grande público para a relevância do acesso à tecnologia e à programação em particular.

O projeto surgiu inicialmente em Espanha, através da parceria da Ayuda en Acción e a Google.org. O objetivo era assegurar a todas as crianças os recursos e oportunidades necessárias para o domínio das novas tecnologias, numa era cada vez mais digital. Dados os bons resultados obtidos naquele país, a Google.org desafiou a SIC Esperança a implementar o projeto em Portugal.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=96GDHDNX2N49

A sessão de apresentação do projeto contou com as presenças do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, da presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, Rafael Dezcallar de Mazarredo, da Ayuda en Acción e Marcel Leonardi , da  Google Portugal.

Para Mercedes Balsemão, presidente da SIC Esperança, “o projeto Gen10s nasceu para responder ao desafio tecnológico que não pode deixar ninguém de fora, sob pena de acentuar as barreiras socioeconómicas e de género”.

“Ao proporcionar igualdade de oportunidades na área digital desde a infância, asseguramos uma maior integração social e uma educação mais inovadora e focada no futuro”, salienta.

“Estamos muito entusiasmados com este novo projeto, fomentar a inclusão tecnológica e social, a igualdade de oportunidades entre os mais jovens e despertar os mais novos para as oportunidades do mundo digital são desafios cada vez mais prementes. Quer o projeto Atelier Digital, quer o Gen10S enquadram-se no programa Google, um motor de crescimento que está a ser implementado na Europa” explica Marcel Leonardi, da Google Portugal.

“Estando hoje a Internet no centro do crescimento económico, temos vindo a investir com tecnologia e apoio para ajudar cidadãos, empresas, empreendedores, organizações sem fins lucrativos, programadores, criadores, etc a terem sucesso no mundo digital. Esperamos que este novo projeto tenha o mesmo sucesso que está a ter o Atelier Digital, com o qual a Google está a formar milhares de portugueses nas competências digitais críticas para um mundo cada vez mais digital”, conclui Marcel Leonardi.

Veja o vídeo:

 

Em destaque

Subir