Nas Redes

Vídeo: Série evoca incêndios de outubro dando voz às vítimas

Estreia no próximo domingo a websérie documental ’15 memórias do fogo’, que narra 15 histórias em torno dos incêndios de outubro de 2017, dando voz às pessoas afetadas. Veja o vídeo.

Tiago Cerveira e Rodrigo Oliveira, oriundos de Oliveira do Hospital e Arganil, respetivamente, conceberam o projeto para “não deixar esquecer a tragédia” e permitir que as vítimas se possam expressar.

A memória do que foi o 15 de outubro é como se fosse “a cabeça do polvo”, o ponto de partida de cada um dos testemunhos para depois se falar de consequências económicas, sociais e psicológicas ou sobre perspetivas de futuro, explicou Tiago Cerveira.

Em ’15 memórias do fogo’, há a história de um jovem de 34 anos que se salva das chamas quando decide ir atrás de um javali à procura de uma zona não queimada, mas também relatos centrados nas consequências.

“Há relatos de pessoas que precisam de ajuda, outras de apoio psicológico, porque, acima de tudo, está uma crise social instalada. Isto não foi mais um incêndio”, salientou.

“Há empresas completamente dizimadas, pessoas com uma reforma pequena que perderam tudo e que nunca mais vão recuperar”.

O desamparo e a desesperança são transversais aos relatos e histórias das pessoas afetadas.

O objetivo não é “fazer histórias do coitadinho”, mas sim dar voz às pessoas e garantir que a tragédia de outubro não fica esquecida.

“É o nosso contributo, para não se esquecerem de nós”, mostrando “histórias onde a imprensa também não chegou”, vincou Tiago Cerveira.

A websérie é composta por episódios de cinco a sete minutos, todos legendados em inglês, e será publicada de 15 em 15 dias, nas redes sociais Facebook, Youtube e Vimeo.

Veja os vídeos:

Em destaque

Subir