Cultura

Sergei Diaghilev lembrado com doodle no 145.º aniversário

Sergei Diaghilev é homenageado neste dia 31 de março, com um Google Doodle que assinala o 145.º aniversário do génio do ballet russo. Diaghilev foi um dos artistas mais influentes da arte moderna, no século XX.

Neste dia 31 de março, quando abrir a página principal do motor de busca, assistirá a uma homenagem a Sergei Diaghilev, um dos mais famosos empresários do mundo, fundador dos Ballets Russes, uma companhia de bailado onde nasceram famosos dançarinos e coreógrafos.

Sergei Diaghilev revolucionou a forma como percecionamos a arte da dança, graças aos seus grandes espetáculos, com grandes talentos reunidos, onde se misturavam artes como a coreografia, a música ou até mesmo a pintura.

Nascido em Perm, na Rússia, em 1872, Diaghilev era membro de uma família nobre, czarista, que se dedicava à produção de vodka.

Teve acesso  uma educação privilegiada, mas o seu sucesso assenta sobretudo no seu grande dinamismo, que lhe permitiu ser nomeado delegado nas missões dos teatros imperiais, pelo então príncipe Volkonski, diretor dos teatros imperiais russos, no início do século XX.

Poder-se-á que escrever que Sergei Diaghilev chegou ao ballet quase por acaso, ainda que a sua forte vocação para as artes tivesse sido uma base para essa ligação que, sabe-se hoje, é eterna.

Estudou direito, mas a paixão pelas artes viria a determinar uma obra notável. Começou a organizar exposições e, em 1906, organizou uma relevante mostra de retratos russos, no palácio Tauride, em São Petersburgo.

A sua vida esteve, a partir de determinada altura, intimamente ligada a Paris. Em 1907, apresenta, na cidade-luz, cinco concertos de música russa. E é também na capital francesa que apresenta uma produção de Boris Godunov, de Mussorgsky.

O sucesso em Paris levou-o a fundar, em 1909 a histórica Ballets Russes, uma companhia artística que reuniu os melhores dançarinos e artistas do mundo, um autêntico viveiro de talentos, desde bailarinos a coreógrafos.

Entre os nomes de destaque que trabalharam com Sergei Diaghilev estão pintores como Picasso, designers como Léon Bakst e Alexander Benois, compositores famosos como Debussy, ou coreógrafos como Fokine e Balanchine e escritores como Jean Cocteau.

Sergei Diaghilev  inspirou artistas como Vaslav Nijinski, Anna Pavlova, Tamara Karsavina, Olga Spesivtzeva, Natalia Dubrovska, Adolf Bolm, Aleksandra Danilova, Serge Lifar, Léonide Massine, Stravinski, Glazunov Tcherepnine, Rimski-Korsakov, Benois, Bakst, Korovin, Serov, Gontcharova, George Balanchine, Debussy, Ravel, Satie, Prokofieff, Stravinsky, Matisse, Picasso, ou Cocteau, entre outros.

Das grandes obras que Diaghilev produziu, e representadas em todo o mundo entre 1909 e 1929, destacam-se bailados como ‘A Bela Adormecida’, de Tchaikovsky, ou ‘Petrushka’, de Igor Stravinsky.

Durante cerca de duas décadas, Diaghilev maravilhou o mundo e foi um verdadeiro embaixador da arte russa em todo o mundo.

Morreu em 1929, em Veneza, e viria a ser sepultado na ilha de San Michele, perto do túmulo de Stravinsky. Hoje, é lembrado pela Google.

Sergei Dighilev foi um dos pioneiros da arte moderna no século XX. E por isso é lembrado, no 145.º aniversário do seu nascimento.

Em destaque

Subir