Nas Notícias

“Foi sempre o PSD a viabilizar Governos minoritários do PS”, lembra Ferreira Leite

Manuela Ferreira Leite justificou esta noite a frase da semana, elogiando Rui Rio pela “prova de honestidade”. “Em todos os momentos que o PS ganhou com maioria relativa, quem viabilizou o Governo minoritário foi sempre o PSD”.

O comentário da ex-presidente do PSD na TVI24 começou logo com a explicação da frase sobre um “PSD a vender a alma ao diabo”.

“Em todos os momentos que o PS ganhou com maioria relativa, quem viabilizou o Governo minoritário foi sempre o PSD”.

“Se Rui Rio não tiver maioria absoluta, o CDS é o parceiro natural. Se isso não acontecer, ele acha que o PS vai procurar a esquerda radical ou o PSD”, insistiu Manuela Ferreira Leite.

A frase do “PSD a vender a alma ao diabo” marcou a semana política, na sequência da eleição de Rui Rio.

O próximo presidente social-democrata tem sido criticado pelo “erro” de assumir, durante a campanha, que admitiria viabilizar um Governo minoritário do PS (o que levou à tal frase de Manuela Ferreira Leite).

“Considerar um erro algo que é uma verdade, uma prova de honestidade e até de coragem, é estarmos a inverter os valores”, sustentou a ex-ministra das Finanças.

“Parece que as pessoas gostam de ser enganadas, quando não estão a ser enganadas acham que ele [Rui Rio] está a dizer algo que não devia”.

No entender de Manuela Ferreira Leite, essa percepção de “erro” na mensagem de Rui Rio deve-se ao cenário “absolutamente inesperado” que saiu das últimas legislativas.

“O partido que perde é que vai governar, com o apoio de uma esquerda radical”, lembrou, referindo-se à ‘Geringonça’.

“Temos obrigação de pensar que todos os cenários são legítimos e quem se candidata tem a obrigação de explicar ao que vai. Os militantes do PSD estão numa situação em que se sentiram muito enganados, porque o partido ganhou as eleições e não está a governar”.

Em destaque

Subir