Desporto

Sem dinheiro para os comprar, criança brasileira desenha os próprios cromos do Mundial

À imagem da grande maioria dos meninos da sua idade, 8 anos, Pedro Arouca quis colecionar os cromos do Mundial’2018, na Rússia. As dificuldades financeiras não lhe permitiram comprá-los, pelo que a criança meteu mãos à obra e desenhou-os ele próprio.

O salário mínimo como caixa de supermercado não permitiu a Gleice Barizon, a mãe de Pedro, poder dar ao filho as típicas ‘carteiras’ de cromos das grandes competições de futebol.

Foi precisamente essa dificuldade que serviu de inspiração a Pedro que deu aso à criatividade para desenhar o seu próprio álbum.

O menino passeava pelos corredores da escola – onde é montado um álbum coletivo – para, com detalhe, tentar reproduzir a cara de cada jogador.

Ao todo, Pedro desenhou 126 figuras à mão, organizadas por páginas de cada seleção e com espaço para serem colados. Até a capa foi concebida por si próprio. Além de Cristiano Ronaldo e Messi, há um nome que sobressai entre o seu portefólio: Pelé, antiga glória brasileira que não está presente neste Mundial, na Rússia.

“É que eu não sabia de muitos jogadores do Brasil, então resolvi desenhar o Pelé. Sei que ele foi um grande jogador”, admite Pedro ao G1.

O álbum é composto pelos traços simples de Pedro, mas repletos de detalhe e genuinidade. “O mais difícil de fazer são os jogadores, eu fiz a taça também, mas os jogadores são os mais complicados”, acrescenta.

Pedro perdeu o pai quando tinha apenas 2 anos de idade, ficando a mãe com a responsabilidade de sustentar a família desde então.

As dificuldades financeiras não lhe permitiram comprar os cromos, mas Gleice foi ‘obrigada’ a dar o álbum ao filho.

“Ele pegou num saquinho de hortifruti e colocou os cromos lá dentro: ‘Olha mãe, os meus cromos também vem no pacotinho’. (…) Tenho de comprar o álbum para ele, pensei”, conta.

O menino não abdicou da sua própria versão da coleção. O medo de ser rejeitado na escola deu lugar a um estatuto de ‘estrela’, tendo impressionado os colegas e os professores.

“Vou desenhar todos os jogadores segurando a taça”, acrescentou o menino.

A seleção brasileira vai pintando jogadas dentro do relvado, inspirando Pedro na criação da sua própria arte.

Se inicialmente a família não tinha dinheiro para uma coleção, esta certamente não terá preço.

Veja algumas imagens.

Em destaque

Subir