Mundo

Sem-abrigo presos para se salvarem do frio da Bélgica

As baixas temperaturas que têm afetado toda a Europa obrigaram à adoção de medidas extraordinárias em Bruxelas. As autoridades estão a prender os sem-abrigo para evitar que estes morram vítimas de hipotermia.

As temperaturas extremamente frias que estão a atingir a Europa levaram a que a capital belga impusesse uma ordem municipal até dia 8 de março, permitindo que os agentes da autoridade prendam os sem-abrigo que se recusem a ser transferidos para um abrigo.

Os termómetros têm mostrado temperaturas perto dos 10 graus negativos, o que levou a que a medida fosse já adotada em várias zonas da Bélgica.

Apesar da preocupação para com os que vivem na rua, a medida tem suscitado várias críticas, especialmente por parte de ONG’s.

“Como é que se decide que a situação é crítica? E se estiverem menos quatro, menos seis, menos 15 graus?”, pergunta a Front Commun SDF, uma ONG que trabalha com indigentes e que se opõe à decisão.  “É um escândalo se morrerem de frio, à noite, mas se morrem num outro momento, nada acontece”, criticam.

Vincent de Wolf, autarca de Etterbeek, a região pioneira com esta medida, explicou ao jornal El País que “se alguém estiver deitado nos carris do comboio, temos a obrigação de ajudar”, numa lógica que se aplica às baixas temperaturas.

De resto, as ONG’s receiam que a ‘prisão’ leve os sem-abrigo a procurar outros espaços para se protegerem, ficando fora da rota de apoio dos assistentes sociais. Além disso, dizem que esta medida se trata de um improviso.

Em destaque

Subir