Nas Notícias

Seis mil cirurgias de rotina adiadas devido à greve dos enfermeiros

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros disse que o adesão à greve foi de 90 por cento no turno da noite, e adiantou que desde o início da paralisação já foram adiadas seis mil cirurgias de rotina.

“Hoje estamos já nos 90 por cento de adesão no que diz respeito ao turno da noite que terminou hoje de manhã. Na quarta feria, terceiro dia de greve, a adesão fixou-se nos 89 por cento”, começou por dizer José de Azevedo à agência Lusa.

O sindicalista falou ainda do número de cirurgias de rotina que foram adiadas durante o período de paralisação.

“Ontem [quarta-feira] fizemos um cálculo de que cerca de seis mil cirurgias de rotina foram adiadas durante o período da greve. Isto dá uma média de 80 a 90 por cada grande hospital”, explica.

O presidente do SE mostrou-se também satisfeito pelas declarações de Alexandre Lourenço, presidente da Associação de Administradores Hospitalares, que afirma não terem sido marcadas faltas injustificadas aos enfermeiros em greve.

Em declarações à Antena 1, Alexandre Herculano adiantou que ainda não foram marcadas faltas porque a lei não o permite.

“Existem cinco dias úteis para justificar a ausência ao serviço. No caso do Tribunal Arbitral vier a reconhecer que existe uma greve, esta passa a ser motivo plausível para a ausência, se não vão ter de ser tomadas outras formas legais”, explicou.

Questionado sobre a possibilidade dos enfermeiros serem sujeitos a processos disciplinares, Alexandre Lourenço referiu que “é preciso ter serenidade suficiente para compreender o protesto e quando essa questão for colocado tem de ser tomada a decisão adequada”.

O responsável afirmou ainda à Antena 1 “estar convencido que a greve dos enfermeiros teve uma fraca adesão, contrariando os números avançadas pelos sindicatos”.

A greve dos enfermeiros começou às 00:00 de segunda-feira e decorre até às 24:00 de sexta-feira, tendo sido marcada pelo Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem (SIPE) e pelo SE.

Em destaque

Subir