Mundo

A segunda-feira é mesmo o dia mais triste, diz um estudo sobre as redes sociais

Um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, atesta que, segundo as publicações nas redes sociais – concretamente no Twitter – a segunda-feira é mesmo o dia mais triste para a grande maioria das pessoas.

Pode ser tido como um facto. A segunda-feira é, para a grande maioria das pessoas, o dia mais complicado da semana. É difícil encontrar algum amigo, familiar ou colega de trabalho que na manhã de segunda-feira apareça cheio de luz, com um sorriso de orelha a orelha.

Caso houvessem dúvidas, um grupo de investigadores tentou clarificar a situação com uma análise ao Twitter, provavelmente a ferramenta mais utilizada para exprimir sentimentos e emoções em todo o globo.

A investigação começou em 2008 e analisou cerca de 50 milhões de publicações por dia, o que representa cerca de 10 por cento do tráfego total de mensagens no Twitter. A conclusão, como seria de esperar, é que os níveis de felicidade dos utilizadores sofrem uma queda abrupta à segunda-feira.

Para esses resultados, foi realizada uma classificação a mais de 10 mil palavras das mais utilizadas naquele rede social – de um a nove, numa escala crescente de felicidade.

Os resultados mostram que a segunda-feira é realmente o dia em que os níveis de felicidade estão mais baixos, com uma classificação de 5.96. No entanto, à medida que a semana vai avançando, também o nível de felicidade dos utilizadores cresce gradualmente, atingido o pico ao sábado, o primeiro dia do fim de semana, com 6.05.

Desde o início da investigação, registo para o dia mais triste do Twitter, na semana passada, com o tiroteio em Las Vegas que vitimou 59 pessoas e no qual mais de 500 ficaram feridas.

 

Em destaque

Subir