Nas Notícias

O segredo para a “melhor” Feira do Livro: Esgotar o ‘Mein Kampf’ de… Hitler

Autobiografia de Hitler

A Feira do Livro de Lisboa terminou com um aumento de vendas entre os 15 e os 20 por cento. Uma das obras que mais contribuiu para este sucesso foi o ‘livro maldito’ do ditador nazi. A segunda edição do ‘Mein Kampf’, de Adolf Hitler, foi esgotada e a editora já avança para a terceira.

O livro, escrito na prisão e que esteve proibido durante várias décadas, levou a editora Guerra & Paz a registar “a melhor Feira do Livro dos últimos anos”, como salientou Manuel S. Fonseca.

O sucesso de vendas do ‘Mein Kampf’ foi de tal forma surpreendente que até vários jornais internacionais abordaram este ‘fenómeno’ lisboeta, como aconteceu na Alemanha, no Brasil e nos EUA.

“Considero relativamente normal porque é um dos livros mais citados e menos lidos no mundo”, desdramatizou o sociólogo António Barreto.

Foi através do ‘Mein Kampf’, que numa tradução literal significa ‘A minha luta’, que Hitler sustentou o regime nazi que iria ser responsável por 60 milhões de mortes no decorrer da II Guerra Mundial, facto que levou à proibição do livro em todo o mundo por várias décadas.

A obra do ditador nazi, reeditada por ter passado para o domínio público, foi o grande destaque de uma Feira do Livro de Lisboa que reuniu cerca de 600 editoras e chancelas, tornando-se na edição mais participada de sempre.

Embora sem números oficiais, a maioria das editoras avançou com um aumento de vendas entre os 15 e os 20 por cento.

Em destaque

Subir