Nas Notícias

Seca: PAN critica ministros por “cegueira ideológica” face aos maiores consumidores de água

André Silva, do PAN, critica os ministros do Ambiente e da Agricultura por se ficarem pelo “politicamente correto” quando o Governo dá conselhos às pessoas para pouparem água, uma vez que o consumo doméstico é apenas um quinto do total.

Em declarações à Sábado e ao Económico, o deputado salienta que a agricultura, com destaque para o setor da pecuária, representam “entre 75 a 80 por cento do gasto de água” num Portugal em seca.

“Os ministros do Ambiente e da Agricultura falam unicamente do consumo doméstico, pois é politicamente mais seguro”, condenou André Silva.

O deputado do PAN não perdoa esta “cegueira ideológica” dos governantes: “A pecuária e a agricultura representam cerca de 75 a 80 por cento do gasto de água do país e desconsiderar estes dados é omitir a verdade aos cidadãos”.

“Ficámos sem perceber concretamente que medidas para uso eficiente de água está o Ministério do Ambiente desenvolver para aquele que é o maior gastador e poluidor de água do País”, insistiu: “Colocar uma garrafa na cisterna do autoclismo ou fechar a torneira enquanto se lavam os dentes são hábitos que muitas pessoas já adotaram, mas repetimos que estas mudanças de hábitos recaem sobre 20 por cento do consumo de água em Portugal”.

“Não podemos esquecer que, recentemente, o Governo anunciou que conseguiu financiamento europeu, cerca de 400 milhões de euros, para concretizar o Plano Nacional de Regadio. Sendo que as culturas em regadio desperdiçam 40 por cento de água, podemos já antever que cerca de 160 milhões de euros irão, diretamente, para o lixo”, concluiu André Silva.

Em destaque

Subir