Motores

Sebastien Ogier vence na Polónia

OgierPolonia615

Sebastien Ogier venceu o Rali da Polónia, após uma última curta etapa onde foi superior ao seu principal adversário nesta prova, o seu companheiro de equipa Andreas Mikkelsen, impondo-se nas duas especiais que compunham a tirada.

O campeão do mundo conseguiu assim não apenas duplicar a sua vantagem sobre o norueguês mas também garantir os três pontos extra da Power Stage, reforçando a liderança no campeonato.

Para Mikkelsen ficou um segundo lugar que premeia a forma como seu bateu ao longo desta prova, considerada como uma das suas oportunidades para vencer uma prova do WRC.

TanakPolonia315

Da mesma forma a terceira posição de Ott Tanak foi inteiramente merecida, e construída nos dias anteriores. Nesta última jornada a missão do estoniano da M-Sport era defender o último lugar do pódio, o que conseguiu com sucesso ao deixar Jari-Matti Latvala a mais de 20 segundos, acrescentando ainda os dois pontos do segundo lugar na Power Stage.

Latvala teve de se conformar com a quarta posição, já que não conseguiu ser particularmente rápido nas duas especiais deste último dia. Ainda para mais furou o radiador do seu Volkswagen Polo R WRC a poucos quilómetros do final, depois de bater numa árvore.

LatvalaPolonia315

Já Hayden Paddon também esteve bem na sua missão de segurar o quinto lugar face ao seu companheiro de equipa Thierry Neuville, que não evitou um capotanço na primeira especial do dia, mas que lhe permitiu prosseguir em prova. O neozelandês da Hyundai superou o belga por quase meio minuto, naquela que foi a sua melhor prestação da temporada.

A única alteração nesta última etapa foi a conquista do sexto lugar por parte de Kris Meeke, do qual destronou o ‘herói’ local Robert Kubica, também na sua melhor atuação da época.

KubicaPolonia315

O resultado do britânico não ‘salva’ a imagem da Citroën nesta prova, e muito menos o nono lugar de Mads Ostberg, que depois de ter ganho uma posição a Dani Sordo se preocupou em levar o seu DS3 WRC até ao fim.

No WRC2 Esapekka Lappi confirmou uma vitória anunciada, impondo-se por mais de 56 segundos ao seu companheiro de equipa Pontus Tiedmand, que assim garantiu uma dobradinha para a Skoda.

Classificação final
1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 2h26m11,6s
2.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 11,9s
3.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 23,0s
4.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) + 44,7s
5.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 1m15,6s
6.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m44,5s
7.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 1m57,7s
8.º Robert Kubica/Macej Szczepaniak (Ford) + 2m08,3s
9.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 2m18,2s
10.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 2m48,4s

Em destaque

Subir