Motores

Sebastien Ogier sobrevive a susto e comanda no País de Gales

sebastienogiergales1

Sebastien Ogier está bem lançado para somar um novo triunfo no Rali do País de Gales/Grã-Bretanha ao concluir o primeiro dia de prova na liderança, apesar de ter apanhado um valente susto a meio da etapa.

O Volkswagen Polo R WRC do tetracampeão do mundo evidenciar potenciais problemas no eixo de transmissão antes do reagrupamento da hora do almoço. Os mesmos que há tinham apoquentado o carro de Andreas Mikkelsen.

Ogier iniciou o rali ao ataque, impondo-se logo na especial da abertura, face a um Ott Tanak que desde logo a ser o seu maior opositores nos troços galeses perdendo menos de 10 segundos para o francês nas duas primeiras classificativas, mostrando uma boa eficácia dos pneus DMACK do seu Ford Fiesta WRC,

O campeão do mundo prosseguiu a sua toada e concluiu a manhã com mais de sete segundos de vantagem sobre Tanak e oito sobre Hayden Paddon, deixando antever uma boa luta para a parte da tarde.

otttanakgales1

Para bem de Sebastien Ogier os problemas de transmissão só se concretizaram no final da tarde e o gaulês da Volkswagen conseguiu dilatar a sua diferença para o seu mais diretor peserguidor para mais de meio minuto.

Na mítica especial de Haffren, o francês fez a diferente e na segunda paragem, antes dos problemas no Polo R WRC n.º 1 surgirem em Dyfnant, a oitava e última especial do dia. Não fosse isso e um furo do seu opositor no mesmo troço e talvez Ott Tanak terminasse o dia mais perto.

Atrás dos dois primeiros Hayden Paddon perdeu terreno e o terceiro posto para o seu companheiro de equipa Thierry Neuville, numa fase da prova que viu Jari-Matti Latvala atrasar-se.

O finlandês da Volkswagen tinha iniciado o dia logo atrás de Ogier e Tanak, mas acabaria por também ter problemas de transmissão e cair para oitavo. Agradeceram Kris Meeke e Dani Sordo, que assim se guindaram ao top seis.

krismeekegales1

Classificação após a 8.º PE
1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 1h44m31,2s
2.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 37,3s
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m09,0s
4.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 1m12,8s
5.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 1m14,8s
6.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 2m07,2s
7.º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 2m37,3s
8.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 3m43,6s
9.º Stéphane Lefebvre/Gerar de Turkeheim (Citroën) + 4m21,6s
10.º Esapekka Lappi/Jonas Ferm (Skoda) + 4m55,0s

Em destaque

Subir