Fórmula 1

Sebastian Vettel na ‘pole’ no Canadá

Apesar de na segunda sessão de qualificação se ter queixado de ter sido prejudicado numa volta lançada por alguns adversários, Sebastian Vettel viria a alcançar a ‘pole position’ para o Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1.

O alemão da Ferrari conseguiu, nas duas tentativas realizadas na Q3, baixar o recorde do Circuito Gilles Villeneuve ao rodar em 1m10,764s, batendo Valtteri Bottas por 0,093s, e alcançou a 54ª ‘pole’ da carreira. O finlandês foi, aliás, o único piloto da Mercedes que se mostrou capaz de se bater pela primeira posição da grelha de partida para a corrida de domingo em Montreal.

“O carro estava fantástico. Não consegui fazer uma volta perfeita, alguns pequenos erros, nada de mais, mas bastou. Um obrigado à equipa, que arranjou o carro depois de ontem ter dado um ligeiro toque no muro. A segunda tentativa resultou em pleno”, afirmou Vettel após a qualificação.

Embora utilizando pneus ultra macios, Max Verstappen não conseguiu repetir o feito dos dois treinos livres anteriores e teve de se contentar com o terceiro tempo, a 0,173s de Vettel, numa sessão onde nem sempre foi mais rápido do que o seu companheiro de equipa Daniel Ricciardo.

Lewis Hamilton, que cometeu um ligeiro erro na primeira tentativa e a na segunda não conseguiu ser melhor do que o quarto registo, só superando Kimi Raikkonen, que também cometeu um ligeiro erro na sua derradeira tentativa e terminou a 0,331s do seu companheiro de equipa, e Daniel Ricciardo.

O melhor dos ‘outros’ – que apenas realizaram uma tentativa de volta lançada – foi Nico Hulkenberg, uma décima mais rápido do que Esteban Ocon, no melhor dos Force India. Os seus companheiros de equipa, Carlos Sainz Jr e Sergio Pérez ficaram logo a seguir, fechando o top dez, ao qual não conseguiram aceder os dois pilotos da McLaren, e os dois únicos pilotos da Sauber e da Haas, Charles Leclerc e Kevin Magnussen,

De referir que a Sauber cedo perdeu o concurso de Marcus Ericsson, depois do sueco bater no muro logo na Q1, tal como a Haas, onde Romain Grosjean nem sequer chegou a sair para a pista, ao ver o motor do seu monolugar a partir em plena linha das boxes.

Resultado da qualificação

1º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m10,764s

2º Vallteri Bottas (Mercedes) 1m10.857s

3º Max Verstappen (Red Bull) 1m10.937s

4º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m10,996s

5º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m11,095s

6º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m11,116s

7º Nico Hulkenberg (Renault) 1m11,973s

8º Esteban Ocon (Force India) 1m12,084s

9º Carlos Sainz Jr (Renault) 1m12,168s

10º Sergio Perez (Force India) 1m12,671s

Em destaque

Subir