Fórmula 1

Sebastian Vettel faz Ferrari regressar às vitórias

Sebastian Vettel venceu o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, disputado este domingo no Circuito de Interlagos, fazendo a Ferrari regressar às vitórias. Um triunfo que se começou desenhar após a partida, quando alemão levou a melhor sobre Valtteri Bottas, que largou da ‘pole position’. No entanto a prova teve mais ‘heróis’, nomeadamente Lewis Hamilton, que teve de largar das boxes depois do acidente sofrido no começo da qualificação no sábado.

Hamilton efetuou uma grande recuperação que o levou à quarta posição, ainda que tudo tenha feito para chegar ao último lugar do pódio, defendido com ‘unhas e dentes’ por Kimi Raikkonen.

Ao conseguir curvar à frente de Bottas na primeira curva da corrida, Vettel conseguiu a vantagem para depois se conseguir afastar do finlandês da Mercedes, que mais tarde conseguiria recuperar algum terreno ao alemão da Ferrari, mercê de voltas muito rápidas e de uma paragem nas boxes melhor do que o seu adversário.

Mais atrás Raikkonen conseguiu manter um pequeno ascendente sobre Max Verstappen , que lhe permitiu estar atrás do dois primeiros numa altura crucial da corrida, nomeadamente nas última volta, quando viu Hamilton aproximar-se perigosamente e o desafiar pela terceira posição. O finlandês da Ferrari conseguiu negar o último lugar do pódio ao Campeão do Mundo para gáudio dos ‘tifosi’.

Embora não tenha conseguido o pódio, Lewis Hamilton foi o piloto mais rápido em pista, e isso acabou por lhe permitir a grande recuperação de que foi protagonista, sendo a última grande ultrapassagem a que efetuou a Verstappen para lhe ganhar o quarto posto.

Se o sexto lugar de Daniel Ricciardo se deveu a uma boa recuperação do australiano da Red Bull, depois de se ver envolvido num acidente com Kevin Magnussen e Stoffel Vandoorne, que tiveram de abandonar, o sétimo de Felipe Massa teve muito a ver com a primeira parte de corrida do brasileiro da Williams. Os pneus foram um problema para o final, mas o piloto de São Paulo fez o suficiente para manter Fernando Alonso e Sergio Perez atrás de si.

A prova foi ainda marcada por outro acidente inicial – que fez entrar o ‘safety car’ – quando Romain Grosjean e Esteban Ocon colidiram. O que acabou por causar o abandono do francês da Force India e uma penalização de 10 segundos ao francês da Haas.

Classificação final

1º Sebastian Vettel (Ferrari) 1h31m26,260s

2º Valtteri Bottas (Mercedes) + 2,762s

3º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 4,600s

4º Lewis Hamilton (Mercedes) + 5,468s

5º Max Verstappen (Red Bull) + 32,940s

6º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 48,691s

7º Felipe Massa (Williams) + 1m08,882s

8º Fernando Alonso (McLaren) + 1m09,363s

9º Sergio Perez (Force India) + 1m09,500s

10º Nico Hulkenberg (Renault) + 1 volta


Patrocinado

Newsletters PT Jornal

O que quer receber?

Mais partilhadas da semana

Subir