Fórmula 1

Sebastian Vettel escapa a ‘mão pesada’ da Federação Internacional

A ‘manobra de raiva’ de Sebastian Vettel no Grande Prémio do Azerbaijão não lhe vai valer mais castigos para além da penalização de ‘stop & go’ que o alemão da Ferrari sofreu no Grande Prémio do Azerbaijão. Os responsáveis da Federação Internacional do Automóvel (FIA), reunidos em Paris, decidiram não punir o líder do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 e dar o assunto por encerrado.

Como ‘moeda’ de troca Vettel retratou-se e pediu desculpas públicas, quer à FIA, quer ao próprio Lewis Hamilton, com quem tinha colidido e causado danos da proteção de ‘cockpit’ do Mercedes do inglês, bem como aos fãs da Fórmula 1 em geral.

Jean Todt, presidente da FIA, deixou bem claro que não irá tolerar a repetoção de uma situação como a que se verificou em Baku, pois nesse caso o assunto será remetido ao Tribunal da Federação Internacional.

No seu site, Sebastian Vettel escreveu: “No que diz respeito aos incidentes de Baku gostaria de explicar-me. Durante a volta de recomeço fui surpreendido por Lewis e bati no seu carro. Acredito que não teve quaisquer más inteções. No calor da ação reagi exageradamente e por isso quero pedir desculpa a Lewis diretamente, bem como à pessoas que estavam a ver a corrida. Percebi que não estava a dar um bom exemplo. Não tive qualquer intenção de colocar Lewis em perigo mas percebo que causei uma situação perigosa”.

Para além destas desculpas o piloto alemão irá realizar trabalho educacional em diversos eventos da FIA, incluindo o Campeonato de Fórmula 2, Campeonato Europeu de Fórmula 3, num Campeonato FIA de Fórmula 4 a ser definido e no seminário de Comissários da FIA.

Em destaque

Subir