Tecnologia

Seagate vai lançar discos rígidos de 16TB

A Seagate prepara-se para lançar no mercado discos rígidos com uma capacidade de armazenamento estrondosa, entre os 12 e os 16TB. Isto seria impensável no passado recente para um computador.

As unidades com 16TB da Seagate devem chegar ao mercado apenas em 2018. No entanto, a marca deverá apresentar, ainda este ano, unidades de 12 e 14TB, respetivamente.

Um salto destes, em termos de capacidade de armazenamento, será um grande salto tecnológico, algo que se calhar deveria ter saído um pouco mais cedo, dado que o conceito de armazenamento de alterou nos últimos tempos.

E porque deveria ter chegado mais cedo? Hoje em dia, quer nos computadores ou nos smartphones, é usual fazermos as cópias de segurança na cloud.

Para além de termos os ficheiros acessíveis em qualquer lugar, o risco de os mesmos se danificarem é menos do que num disco rígido. Quem já não passou por essa experiência.

Apesar disso, e para quem armazena grandes volumes de dados, como vídeos em 4K, por exemplo, estes discos da Seagate com armazenamento sem precedentes vão ser uma lufada de ar fresco.

Apesar destas unidades de armazenamento mecânico estarem a perder folgo para os discos SSD – por estes serem mais rápidos e eficientes, a verdade é que o custo por megabyte e a maior capacidade de armazenamento ainda obrigam a pensar duas vezes na hora de escolher um disco.

Portanto, se é daqueles que armazena grande volumes de dados e o seu disco de 2TB ou 4TB já se está a tornar obsoleto, descanse, ainda este ano vai poder adquirir um Seagate de 12 ou 14TB.

Em destaque

Subir