Economia

Schäuble proposto para saltar das Finanças alemãs para o Parlamento

A improvável coligação ‘Jamaica’ exige um nome de peso à frente do Parlamento alemão. Wolfgang Schäuble, que Portugal conhece pelo tom crítico e paternalista, está disposto a deixar o poderoso Ministério das Finanças para liderar o Bundestag.

A notícia é hoje avançada pelo Bild, o jornal de maior circulação da Europa. Para além de garantir apoio a Angela Merkel num dividido Bundestag, Schäuble deixaria vaga a importante cadeira das Finanças: trunfo para a chanceler nas complicadas negociações para formar Governo.

Sem maioria de apoio no Bundestag (o Parlamento alemão), Angela Merkel terá de procurar apoios entre a esquerda e a meia-esquerda (algo entre a esquerda e a extrema-esquerda), numa improvável coligação batizada de Jamaica devido às cores dos partidos envolvidos.

Wolfgang Schäuble volta a ser, como tem sido habitual nos últimos anos, um nome com tanto peso político como o de Merkel. O todo-poderoso ministro das Finanças europeias (ou alemãs?) chegou a assumir posições que a chanceler não poderia assumir em público (por ter de se apresentar como mais moderada), o que valeu a Schäuble críticas dentro do próprio Governo.

Em Portugal, Wolfgang Schäuble tornou-se conhecido pelas críticas constantes ao nosso “despesismo”, abordando a dívida portuguesa com comentários e propostas entre o paternalismo e o autoritário. Foi mesmo apontado como o mentor de um alegado segundo resgate a Portugal.

Refira-se que a Alemanha tem sido, como principal fonte do financiamento europeu, o país que mais lucrou com a austeridade em Portugal, nomeadamente nos reembolsos com altos juros que tivemos de efetuar no âmbito do programa de resgate.

Em destaque

Subir