Economia

Schaüble diz que Centeno é o “Ronaldo do EcoFin”

Wolfgang Schaüble, o alemão famoso pelas constantes críticas à economia portuguesa, é agora notícia por um elogio. O ‘braço direito’ de Merkel classificou Mário Centeno como “o Ronaldo do EcoFin”, o grupo dos ministros das Finanças da União Europeia.

Em declarações citadas pelo site Politico, o ministro das Finanças da poderosa Alemanha, o motor económico da UE, teceu várias considerações positivas sobre o homólogo português, ao ponto de chamar a Mário Centeno “o Ronaldo do EcoFin”.

Mais do que a comparação em si, que eleva Mário Centeno a melhor do mundo na sua atividade tal como Cristiano Ronaldo o é no futebol, o que surpreende é que o elogio tenha partido de Schaüble.

Recuemos a outubro do ano passado, um ano após as legislativas de outubro de 2015. Sabe quem disse que “Portugal estava a ser muito bem-sucedido até entrar um novo Governo”? Pois, foi Wolfgang Schaüble.

“Está a acontecer da forma como eu avisei o meu colega português, porque eu disse-lhe que se seguirem esse caminho vão correr um grande risco e eu não correr esse risco”, afirmou, em outubro do ano passado, o ministro alemão das Finanças, criticando a política do Governo português.

De acordo com uma fonte da diplomacia portuguesa na Alemanha, citada sob anonimato pelo mesmo site, o elogio do ministro alemão é encarado como “ganhar o festival da Eurovisão”, um feito que Portugal só conseguiu este ano.

A mesma fonte realçou ainda o ‘pormenor’ desta mudança de atitude coincidir com a saída de Portugal do procedimento por défice excessivo e com o ressurgimento do nome de Mário Centeno como forte hipótese para a presidência do Eurogrupo, ainda liderado pelo não-ministro Jeroen Dijsselbloem.

Em destaque

Subir