Nas Notícias

Saúde prepara incentivos de mil euros mensais para médicos do interior do país

medicoO Governo quer dar um bónus de 1000 euros mensais aos médicos, na medida mais mediática das 155 apresentadas para revitalizar o interior de Portugal.

A falta de médicos é um problema crónico do interior e o Programa Nacional para a Coesão Territorial, avança o Jornal de Notícias, vai triplicar o incentivo que fora desenhado por Paulo Macedo no tempo do Governo PSD/CDS-PP.

A fixação de profissionais de saúde é um dos grandes objetivos da proposta, ao ponto do acréscimo no salário mensal ser de 40 por cento.

Atendendo à remuneração base de um médico em início de carreira, segundo a tabela salarial em vigor, são mais 1098.50 euros.

O prémio salarial não é o único incentivo desenhado pela equipa de Adalberto Campos Fernandes. Os médicos que forem trabalhar para o interior ganham mais dois dias de férias e, por cada cinco anos de serviço, acumulam mais um dia.

Se for casado ou viver em união de facto, a outra pessoa, caso tenha as qualificações necessárias, terá “preferência no preenchimento do primeiro posto de trabalho para o estabelecimento de saúde”.

Os incentivos para os médicos estão em destaque entre as 155 medidas propostas no Plano Nacional para a Coesão Territorial, desenvolvido pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior e apresentado, na semana passada, no Conselho de Concertação Territorial.

Em destaque

Subir