Nas Notícias

São Valentim aquece temperaturas mas não afasta a chuva

O amor do dia de São Valentim traz uma subida de temperatura transversal a todo o continente, mas não afasta a chuva que vai cair, de forma fraca, em Portugal e nos arquipélagos da Madeira e Açores.

A meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), antecipa, para esta quarta-feira, “períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões Norte e Centro, sendo moderada no Minho e Douro Litoral, e sob a forma de neve nos pontos mais Altos da serra da Estrela até ao final da manhã, que se poderá estender ao Alto Alentejo a partir da tarde”.

De norte a sul de Portugal, é esperado “céu muito nublado ou encoberto”, com as regiões mais a sul a poderem esperar “períodos de muita nebulosidade”.

De resto, os especialistas avançam que as temperaturas vão subir, tanto a mínima como a máxima, com especial destaque para a regiões norte e centro.

O vento será “fraco a moderado”.

Madeira e Açores

Para a região dos Açores são antecipados “períodos de céu muito nublado com abertas” e “períodos de chuva especialmente para o fim do dia, passando a aguaceiros”.

Na Madeira, o IPMA antecipa “possibilidade de ocorrência de períodos com chuva fraca”, num céu “geralmente pouco nublado, tornando-se geralmente muito nublado a partir da tarde”.

Estado do mar

Quanto ao estado do mar, a costa ocidental terá ondas de “noroeste com 2,5 a 3,5 metros”. A temperatura da água do mar será entre “12/13ºC”.

Na costa sul, haverá ondas de “sudoeste inferiores a um metro”. A temperatura da água do mar deverá rondar os “14ºC”.

Em destaque

Subir