Mundo

São irmãs, orfãs e reúnem-se no hospital após 40 anos sem se verem

Duas mulheres norte-americanas, ambas naturais da Coreia do Sul, foram contratadas pelo mesmo hospital. Só assim é que Holly Hoyle O’Brien e Meagan Hughes descobriram que são irmãs, mais de 40 anos após a separação, quando ainda eram órfãs e foram adotadas por famílias dos EUA.

O hospital Bayfront Health Port Charlotte, em Sarasota, contratou uma assistente de enfermagem que, sendo cidadã dos EUA, era natural da Coreia do Sul, tal como acontecia com uma outra assistente de enfermagem. E assim se juntaram duas irmãs que não se viam há mais de 40 anos, desde que ambas eram órfãs.

Pok-nam Shin, que tem agora o nome Holly Hoyle O’Brien, de 46 anos, tinha 9 anos quando os pais morreram e foi parar a um orfanato, na Coreia do Sul. Já antes fora separada da meia-irmã, que ficou com a madrasta. E, em 1978, Shin foi adotada por uma família norte americana.

Eun-Sook, que agora se chama Meagan Hughes, de 44 anos, viveu uma história semelhante. Só que foi adotada dois anos antes de Shin, em 1976, também por uma família norte-americana. Como era novinha, não tem memória dessa época, só dos anos em que cresceu no estado de Nova Iorque.

Shin, tornada Holly Hoyle O’Brien, cresceu na Virgínia, mas sem nunca esquecer a meia-irmã, apesar de ter três irmãs e seis irmãos na família que a adotou.

“No meu coração, eu sempre soube que ela estava viva. Eu sabia que ela estava algures no mundo”, afirmou Holly O’Brien, numa entrevista ao Sarasota Herald-Tribune em que lembrou os esforços da família adotiva para tentar encontrar Eun-Sook.

O que a vontade humana não conseguiu foi alcançado pelo destino. Este ano, o hospital Bayfront Health Port Charlotte contratou Holly O’Brien como assistente de enfermagem da unidade cirúrgica.

“Uma paciente contou-me que havia uma outra enfermeira, chamada Meagan, que também era natural da Coreia do Sul”, revelou: “Essa paciente disse-me que devia falar com ela porque podíamos ser da mesma cidade”.

Foi desse encontro entre ambas que as irmãs perceberam que estavam a reunir-se após mais de 40 anos, o que veio a ser confirmado, já no final deste verão, por um teste de ADN.

“Eu só pensava que não podia ser real. Eu estava a tremer, estava tão contente, estava em êxtase”, garantiu Holly O’Brien.

“Eu fiquei em choque, fiquei dormente”, admitiu Meagan Hughes, sem memória de ser Eun-Sook. “Eu tenho uma irmã”, acrescentou.

Em destaque

Subir