Nas Notícias

Santana Lopes “está a fazer as mesmas trapalhadas que fazia em 2004”, diz Rui Rio

O antigo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, relativamente à questão dos debates na televisão, diz que Santana Lopes só está a mostrar que continua “a fazer exatamente as mesmas trapalhadas que fazia em 2004”.

Em entrevista ao Diário de Notícias/TSF, o atual candidato à liderança do PSD, Rui Rio, considera os eventuais debates televisivos como uma”questão má” para o seu concorrente, Pedro Santana Lopes.

“Esta questão dos debates é má para o Dr. Santana Lopes, porque ele anda a dizer que 2004, quando foi primeiro-ministro, foi já há muito tempo, que aprendeu muito de lá para cá, mas nisto dos debates ele está a fazer exatamente as mesmas trapalhadas que fazia em 2004. Isto faz recordar, outra vez, o Pedro Santana Lopes de 2004, porque dia sim, dia não, muda de posição”, respondeu o ex-autarca do Porto.

Sobre o que os debates entre os candidatos podem mostrar, Rui Rio acredita que os militantes do partido estão em reflexão sobre qual é o “que tem mais aceitação em Portugal”.

“Eu penso que aquele que tiver mais aceitação entre os portugueses é aquele que vai merecer a preferência dos militantes do PSD. Porque o contrário não fazia sentido nenhum, imagine-se o que é os militantes do PSD conversarem no escritório, na família, nos amigos, enfim, falarem sobre estes temas e percecionarem que o melhor candidato é o candidato A, que é o candidato que o povo português mais gostaria de ver à frente do PSD, logo votam B. Isto não faz sentido, pois não? Portanto, a reflexão que costumo fazer é essa”.

Relativamente às declarações de Morais Sarmento, que afirmou votar em António Costa caso o PSD não mude, Rui Rio defendeu-se dizendo que a candidatura de Santana está a fazer algo “muito feio”

“O Dr. Nuno Morais Sarmento não disse nada daquilo que a candidatura do Dr. Pedro Santana Lopes anda a dizer, aliás não acho feio, acho muito, muito feio aquilo que a candidatura do Dr. Santana Lopes anda a fazer, que é dizer que o Dr. Nuno Morais Sarmento disse que se eu não ganhasse as eleições, ele votava no atual primeiro-ministro”.

“Ele não disse isso, o que ele disse foi que se o PSD não mudar, se for para ser igual ao Partido Socialista, então mais vale votar no original, digamos assim. Pode-se gostar mais ou gostar menos disto, mas é completamente diferente de enganar as pessoas, dizendo que ele disse uma coisa que não disse. Isso é feio, não eleva a campanha eleitoral”, esclareceu Rio Rio.

O PSD escolherá o seu próximo presidente a 13 de janeiro em eleições diretas, com Congresso em Lisboa entre 16 e 18 de fevereiro.

Até agora, anunciaram-se como canditatos o antigo presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, e o antigo primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes.

Em destaque

Subir