Mundo

Santa coca: Papa vai mastigar folhas quando visitar a Bolívia

papa francisco v3

O anúncio foi feito pela Bolívia. Quando o Papa Francisco visitar o país, no próximo mês, vai mastigar folhas de coca, ao invés da opção ‘turística’ da infusão. Foi o ministro da Cultura, Marko Machicao, quem revelou a decisão tomada pelo líder da Igreja Católica.

Na Bolívia, sê boliviano. Tal como as populações locais, o Papa Francisco vai mastigar folhas de coca, a principal componente da cocaína.

A decisão foi comunicada não pelo Vaticano, mas pelo ministro da Cultura da Bolívia, Marko Machicao.

Ao invés de beber uma infusão, a opção da grande maioria dos turistas que visitam um país cuja capital (La Paz) fica a 3600 metros de altitude, o Papa vai “acullicar”, o termo da língua local (quechua) para ‘mastigar’.

“Oferecemos chá de coca para combater o mal da altitude. Disse-nos que desejava especificamente mastigar a coca”, reforçou Marko Machicao, lembrando que é este o costume das populações locais, embora os turistas, para evitar a ‘doença das alturas’, optem pela infusão de coca.

A visita do chefe de Estado da Santa Sé à Bolívia está agendada para entre 8 a 10 de julho.

Recorde-se que o Papa Francisco, cujo nome de batismo é Jorge Mario Bergoglio, é natural da Argentina, um país onde várias populações também mastigam a folha de coca.

E não é à toa que a Bolívia prega o desejo manifestado pelo santo padre: em 2012, o país denunciou a Convenção de 1961 da ONU sobre as drogas, por entender que a tradição do país sobre a mastigação de folhas de coca não estava a ser respeitada.

As Nações Unidas ‘corrigiram’ a Convenção no ano seguinte, levando à readmissão do país que é o terceiro produtor mundial de coca e cocaína, logo após o Peru e a Colômbia.

De acordo com a ONU, existem cerca de 25.300 hectares de plantações de coca na Bolívia.

Em destaque

Subir