Desporto

Saiba quem são os quatro portugueses na equipa ideal do Euro 2016

A UEFA já apresentou o onze ideal do Europeu de França. Portugal está representado nesta seleção de sonho com quatro jogadores e para dois deles esta foi a terceira nomeação. Saiba quem são os quatro ‘tugas’ entre os melhores.

A escolha coube a um painel de 13 especialistas da UEFA, incluindo o mítico Alex Ferguson, o ‘pai’ futebolístico de Cristiano Ronaldo.

Mas antes de chegarmos ao capitão da Seleção Portuguesa comecemos pela baliza. Rui Patrício, para muitos adeptos o melhor em campo na final de ontem, é o guarda-redes do melhor onze deste Europeu.

Metade da defesa também fala português, o que não é de admirar numa formação que foi criticada pelos franceses por jogar… à defesa. Os campeões europeus Pepe e Raphaël Guerreiro partilham a linha recuada com dois alemães, Kimmich e Boateng.

No meio-campo, a honra coube a duas sombras: o alemão Kroos e o galês Joe Allen, que deixaram as ‘costas quentes’ a colegas mais mediáticos como Ozil e Gareth Bale.

A grande figura de Gales não consta neste onze ideal, mas o colega Aaron Ramsey faz companhia aos franceses Griezmann e Payet no apoio ao ponta de lança.

Se já fez as contas sabe que ainda falta um português: o ponta de lança do Europeu 2016 não foi Éder, o novo herói nacional, mas sim o capitão Cristiano Ronaldo, que já tinha feito parte das escolhas da UEFA nos Europeus de 2004 e 2012.

Mais: foi também a terceira nomeação para Pepe, que fez parte do onze ideal em 2008 e 2012.

“Após um período de deliberação, os observadores escolheram uma equipa composta pelos jogadores que tiveram os melhores desempenhos entre as melhores equipas no UEFA EURO 2016”, justificou Alex Ferguson, em nome do painel: “Escolhemos defesas centrais dominadores, laterais que conseguiram atacar e defender, médios dinâmicos e flexíveis, capazes de controlar, e avançados criativos, com capacidade de criar e marcar golos. Acreditamos que os onze seleccionados representam o melhor da competição”.

Em destaque

Subir