Mundo

Saiba qual é o primeiro país do mundo a entrar no ano novo

Sabe qual é o primeiro país do mundo a entrar no ano novo? Vamos dar-lhe a resposta.

Já contou as 12 passas, formulou os seus desejos e assim entrou no ano novo? E já agora: sabe qual foi o primeiro país do mundo a entrar no novo ano?

Todos os anos, ao longo do dia 31 de dezembro, vai assistindo às diversas celebrações em países que, em virtude do fuso horário, entram no novo ano em horas diferentes. Mas qual é o primeiro país do mundo a entrar no ano novo?

Esse país tem uma outra curiosidade: é o único do mundo com territórios localizados em todos os hemisférios da Terra.

Chama-se Kiribati – oficialmente o nome é República do Kiribati – e tem dezenas de ilhas ao longo do centro Oceano Pacífico, da Micronésia à Polinésia.

primeiro país do mundo a entrar no ano novo
Kiribati, o primeiro país do mundo a entrar no novo ano

Apesar destas particularidades, o Kiribati apresenta um território terrestre total que o coloca entre os mais pequenos países do mundo.

Linha Internacional de Data dita mudança de dia

O que determina a mudança de dia é a Linha Internacional de Data, situada no Pacífico. E assim viajamos até à Antártida.

Na realidade, o primeiro ponto do planeta a virar o dia situa-se na Antártida. Com a curiosidade de o dia 31 de dezembro representar uma mudança de ano. Mas o Kiribati é o primeiro local habitado do mundo onde se verificam as celebrações.

Assim, o primeiro grande país a entrar no ano novo é a Nova Zelândia, cujos festejos são os primeiros a receber mediatismo.

Por curiosidade, saiba ainda que o último local do mundo a passar de ano é a Ilha de Samoa, também no Oceano Pacífico.

Saiba ainda mais curiosidades sobre outros temas, no PT Jornal, em artigos sempre atuais, apesar da correria do tempo,

Em destaque

Subir