Nas Redes

Saiba porque é que este post no Facebook se tornou viral

Equipa_Medicos_Europa_900Num Hospital Universitário Homerton, em Inglaterra, um urologista paquistanês, uma técnica de radiologia irlandesa, um anestesista alemão, três enfermeiros espanhóis e um urologista grego seguram um pequeno cartaz com a sua origem e profissão. Mas porque é que esta foto se tornou viral?

A descrição da imagem dá uma ajuda preciosa para percebê-la: “Nós somos a Europa. Hoje, trabalhámos arduamente para melhorar a vida das pessoas! É isto que os nossos amigos da Europa fazem pelo nosso serviço nacional de saúde”.

Esta equipa de profissionais de saúde do Hospital Universitário Homerton quis mostrar aos britânicos e ao mundo o seu desagrado pelo Brexit e escolheu uma forma original de o fazer.

Com uma imagem que mostra a união entre países, transmitiram a ideia de que a união faz a força. E mostraram que os imigrantes são pessoas de bem, indispensáveis para o desenvolvimento de qualquer país.

A Inglaterra enfrenta não só a saída da União Europeia, como um crescente estado de ódio para com os imigrantes. E o Brexit acentuou este fenómeno.

Há poucos dias, já na ressaca da decisão do referendo, um jovem foi alvo de um ataque racista, dentro de um elétrico em Manchester. “Vai para África!”, gritaram-lhe.

Esse episódio junta-se à indignação de quase metade da população britânica, que pretendia continuar na União Europeia. E por isso este post é tão simbólico.

Refira-se que o Reino Unido acolhe cerca de 3000 enfermeiros portugueses e que qualquer um deles poderia estar nesta publicação.

Representa uma multicultural equipa de profissionais que luta, indiferente a origens, pelo bem supremo da defesa da saúde.

Veja o post, publicado no Facebook.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10154251163057463&set=a.10151605891917463.1073741825.761082462&type=3&theater

Em destaque

Subir