Nas Notícias

Saiba porque partilhar fones é perigoso para a saúde

fones de ouvidoNinguém trata os fones de ouvido como objeto pessoal e intransmissível. Partilhá-los é um hábito comum, para ouvir música ou para ter acesso ao áudio de um vídeo. Mas a sua saúde pode pagar o preço de um ato descuidado.

A partilha de fones é um hábito normal, sobretudo quando se pretende partilhar emoções, que o áudio liberta, numa música ou num vídeo que exige som. Mas deve tratar os seus fones como um objeto pessoal. Como se tratasse da sua escova de dentes.

De acordo com um estudo realizado por Kelly Reynolds, professor da Universidade do Arizona (EUA) especializado em Saúde Ambiental, e pelo site Buzzfeed, um fone de ouvido é extremamente sujo, um depositário de bactérias e germes, potencialmente nefastos para a saúde.

E não são apenas os intra-auricurales que estão em causa. Estes são com certeza mais sujos. Mas mesmo aqueles que se colocam do lado exterior do ouvido podem não devem ser partilhados.

O corpo humano transporta diversas bactérias, como estafilococos e estreptococos. São verdadeiras pragas, ainda que algumas destas bactérias não sejam necessariamente perigosas. A bactéria, por si só, não tem de ser perigosa, mas segundo Kelly Reynolds, quando se partilham dispositivos como os fones a exposição é muito elevada. A flora bacteriana que já existe no ouvido desenvolve-se de forma drástica.

Além de aumentar em quantidade, diversifica na variedade destes micro-organismos, o que se desaconselha, até porque a zona auricular é mais suscetível.

“Diversas pesquisas têm revelado que os fones provocam um aumento (até 11 vezes) no número de bactérias no ouvido”, assinala Reynolds.

Por outro lado, os fones têm uma particularidade: o modo como os usamos, encostados ao corpo, sem ventilação, o que cria o ambiente perfeito para a multiplicação das bactérias.

Além de evitar a partilha, deve limpar estes dispositivos de forma regular, de preferência todas as semanas, para evitar que se sujem (com a cera dos ouvidos) e acumulem germes e bactérias. O autor do estudo aconselha o uso de álcool nesta limpeza.

Em paralelo com este estudo, foi divulgado um questionário do Buzzfeed, sobre os hábitos dos utilizadores de fones. Um terço nunca limpou os seus, metade só os limpa se notar que há sujidade.

Apenas nove por cento tem o costume de os limpar de forma recorrente e somente oito em cada cem pessoas limpam semanalmente (como se aconselha).

Ainda segundo o mesmo questionário, somente 36 por cento das pessoas revelaram que partilharam os seus fones. Percentagem idêntica diz que o faz repetidamente, mas apenas com familiares próximos.

Em destaque

Subir