País

Saiba porque os socialistas estão indignados com José Rodrigues dos Santos

As razões encontradas por José Rodrigues dos Santos para explicar a crise da dívida deixaram os socialistas indignados. “Vigarice extrema” de “um talibã”, escreveu o deputado José Magalhães. O porta-voz do PS, João Galamba, chama o jornalista da RTP de “especialista em desinformação”, enquanto o parlamentar Tiago Barbosa Ribeiro diz que assistiu a “um triste espetáculo”.

Uma peça emitida no Telejornal da RTP, com uma explicação de José Rodrigues dos Santos sobre o aumento da dívida, provocou indignação no seio socialista. As redes sociais serviram de plataforma para acusações duras ao jornalista.

José Rodrigues dos Santos explicou, de forma expressiva, as origens da “dívida brutal”, que segundo dados apresentados pelo jornalista começa a surgir em 2005, quando “a dívida pública portuguesa atingiu os 96 mil milhões de euros, correspondentes a 62 por cento do PIB”.

Nessa altura, sustenta, Portugal viu o endividamento disparar, o que levou ao pedido de resgate.

“Como consequência, em 2011, quando a troika chegou a Portugal, a dívida já estava nos 185 mil milhões de euros, correspondentes a 108 por cento do PIB, quando o limite era 60 por cento”, explica o jornalista.

“Foi aqui que nasceu a crise em que estamos agora mergulhados”, afirma, apontando o dedo (sem referir nomes) ao executivo de José Sócrates.

“Para agravar as coisas, o Eurostat descobriu que vários países, incluindo Portugal, estavam a esconder a dívida em empresas públicas. Ou seja, o país continuava a endividar-se mas escondíamos a dívida”, acusa ainda José Rodrigues dos Santos.

O problema continuou a agravar-se, porque Bruxelas permitiu que as empresas públicas tivessem um perímetro orçamental superior, “o que fez ainda disparar mais os números”.

Rodrigues dos Santos conclui: “De tal modo que no mês passado a dívida portuguesa atingiu os 233 mil milhões de euros, um valor que deverá rondar os 130 por cento do PIB, o que é mais do dobro dos 60 por cento a que Portugal se comprometeu por tratado”.

E o que irritou os socialistas? Em primeiro lugar, o modo como o jornalista apresenta esta linha de raciocínio.

O deputado José Magalhães partilhou hoje uma imagem com um paralelo, onde o jornalista da RTP, “calmo e sereno”, apresenta um aumento da dívida durante a governação de Passos Coelho. E “quase em pânico” explica igual cenário na governação socialista.

José Magalhães chama “talibã” a Rodrigues dos Santos e acusa-o de “uma vigarice extrema”.

“Esta cena é uma vigarice extrema. Passá-la na RTP à hora de maior audiência é um enxovalho para o serviço público. Nem o Duarte Pacheco (PSD) deputa enormidades destas, porque sabe que pode de imediato ser contraditado. A aberração Santos vomita o seu palavrório certo de que não tem contradita. Se quer ser porta-voz do governo Passos no exílio por que não troca com o Zeca Mendonça?”, escreveu, no seu espaço no Facebook.

Já o porta-voz do PS, João Galamba, contesta aquele raciocínio de “um especialista de desinformação”.

“O Eurostat não descobriu nenhuma dívida escondida, porque as contas das empresas eram conhecidas”, contrapõe.

Por seu turno, o deputado Tiago Barbosa Ribeiro diz que o jornalista deu “um triste espetáculo”.

Refira-se que esta não é a primeira vez que José Rodrigues dos Santos é alvo de críticas por parte da esquerda portuguesa.

Em destaque

Subir