Cultura

Sabia que o ano novo chinês representa o maior fluxo migratório do mundo?

Em 2017 o ano novo chinês é comemorado no último fim de semana de janeiro. É altura de os milhões de chineses regressarem a casa, o que se torna no maior fluxo migratório do planeta.

O ano novo chinês é um dos pontos altos na China e é comemorado este ano no fim de semana de 28 e 29 de janeiro. É altura de festa, mas também de os milhões de chineses fazerem-se à estrada para chegar à sua terra natal.

É a altura do ano com maior concentração de viagens num curto espaço de tempo em todo o mundo, traduzindo-se no maior fluxo migratório do planeta durante o ano.

É estimado que cerca de três mil milhões de viagens, quer seja por terra, ar ou mar, sejam feitas durante as celebrações do ano novo chinês. O jornal espanhol ‘El Diario’ explica que esta é também a única altura do ano que muitas pessoas têm para estar com as suas famílias.

De acordo com a CNN, os chineses irão gastar durante estes dias cerca de 100 mil milhões de dólares (o equivalente a 900 milhões de euros) em compras, com principal foco para a alimentação. Em média, os chineses gastam o dobro que os americanos no Dia de Ação de Graças.

O calendário chinês é um dos mais antigos do planeta, sendo inclusive mais antigo que o calendário gregoriano. A data é móvel, pois depende dos ciclos das luas. Cada ano é homenageado com um animal, sendo 12 no total. O ano de 2017 é o ano do galo, que segundo o horóscopo chinês tem como principais características a honestidade, a coragem e a ambição.

Em destaque

Subir