Nas Notícias

Rui Rio, Paulo Rangel e Pedro Duarte mexem-se para afastar Passos Coelho

Três dos mais putativos adversários de Passos Coelho na corrida à liderança do PSD começaram a contar as espingardas. Rui Rio reuniu com alguns ‘barões’ em Azeitão, Paulo Rangel cancelou a agenda em Estrasburgo e Pedro Duarte publicou um artigo de opinião.

E começemos pelo ex-jotinha (Pedro Duarte liderou a JSD entre 1998 e 2002). Num artigo de opinião publicado pelo Público, exigiu “a convocação imediata de um congresso”, mas “sem disputa de liderança, nesta primeira fase”. Até porque precisa de saber com quem vai contar…

“Entendamo-nos sobre a agenda e a proposta que o PSD quer apresentar aos portugueses”, argumentou Pedro Duarte: “Discuta-se de forma livre, sem condicionalismos, nem dependências de candidatos ou lugares. Para que, num momento posterior, se faça a escolha dos melhores protagonistas e se lancem uns verdadeiros Estados Gerais da Social Democracia em Portugal, trazendo a sociedade civil para este movimento”.

Não é em busca da “sociedade civil” que Rui Rio está, nesta primeira fase. O há muito quase-candidato esteve reunido com vários ‘barões’ do PSD, como Ângelo Correia e Manuela Ferreira Leite, duas figuras de peso que já exigiram a queda de Passos Coelho.

Na reunião de Azeitão estiveram ainda Nuno Morais Sarmento, Feliciano Barreiras Duarte e José Eduardo Martins, conhecidos opositores internos do ainda presidente do PSD.

Mais secreta é a movimentação de Paulo Rangel. O eurodeputado terá cancelado a agenda em Estrasburgo para vir a Portugal marcar presença no Conselho Nacional de hoje. Circula em alguns corredores do PSD a ideia de que Rangel vai medir o peso de uma eventual ‘vaga de fundo’ para derrotar Passos Coelho, Rui Rio e Pedro Duarte.

Em destaque

Subir