Nas Notícias

Rui Rio regressa ao Clube dos Pensadores

Rui_Rio_JJ_CdP_900Rio Rio é o convidado do próximo debate do Clube dos Pensadores. O social-democrata vai discutir a atualidade política no próximo dia 6 de junho, segunda-feira, às 21h30  no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.

Rui Rio é economista, foi presidente de Câmara do Porto, destacado dirigente do PSD em que foi secretário-geral (com Marcelo Rebelo de Sousa) e vice-presidente (com Durão Barroso, Pedro Santana Lopes e Manuela Ferreira Leite).

O ex-autarca já tinha estado no Clube dos Pensadores em fevereiro de 2015. Nessa altura era apontado como sucessor de Pedro Passos Coelho na liderança do PSD. A recusa de avançar baseou-se no argumento que não tinha cabimento disputar a liderança a alguém que era líder do PSD e primeiro-ministro.

Mais tarde, foi apontado como candidato presidencial. Mas também se afastou dessa disputa. Todavia, Rui Rio é uma reserva moral do PSD e dos portugueses.

“Muitos portugueses e muitos sociais-democratas acalentam a esperança que Rui Rio, um dia, lidere o PSD e Portugal. A sua prestação na Câmara do Porto e na  vida pública demonstra um perfil do gosto de muita gente: austero, poupado e equilibrado”, aponta Joaquim Jorge, fundador daquele movimento cívico.

Conotado como crítico em relação à política seguida por Pedro Passos Coelho, antes no Governo, e agora, na oposição, Rui Rio foi criticado por não ter estado presente no recente congresso do PSD, em abril, para marcar a sua posição. Contudo, alegou que não queria interferir, com a sua presença.

Há setores no PSD, passado dois meses do Congresso, que começam a dar sinais de algum mal-estar e de descontentamento em relação à liderança de Pedro Passos Coelho. A popularidade de Assunção Cristas já é mais alta do que a de Passos Coelho. Por outro lado, o PS ganha vantagem sobre o PSD.

A boa relação que mantém com António Costa é entendida, se um dia for líder do PSD, como a possibilidade de entendimentos e acordos com o PS.

A regeneração da política passa pela elaboração de um código de boas práticas e de várias reformas: lei eleitoral, poder judicial, poder económico, partidos políticos, administração e Educação.

“A política portuguesa tem falta de exemplos, excesso de  privilégios, impunidade, enxameada de escândalos económicos, dificuldade de separação entre política e justiça, etc”, defende Joaquim Jorge.

Em 2016, o Clube dos Pensadores já recebeu a ex-candidata presidencial do BE, Marisa Matias; Nuno Melo, eurodeputado do CDS; Daniel Bessa, economista, pelo seu 10.º aniversário; e Assunção Cristas, líder do CDS-PP.

Está a encetar diligências para receber, a curto prazo, Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional dos Açores. Em relação a Catarina Martins “está-se a tornar mais complicado, dada a realização da X Convenção do BE, em junho”.

Em destaque

Subir