Nas Notícias

“Rui Rio avisou que vinha partir loiça dentro do partido”, diz Sousa Tavares

Miguel Sousa Tavares lembra que Rui Rio “avisou que vinha para partir a loiça toda dentro do partido”, mas ressalva que o “PSD tem sido um partido que não tem programa político”. “Não sei que dizer que PSD é este ou que PSD tem sido o da última década”, sublinha.

No espaço habitual de comentário na SIC, Miguel Sousa Tavares considerou que Rui Rio “tem todo o direito em escolher um líder parlamentar que não tenha estado ao lado de Santana” Lopes, numa altura em que cresce a dúvida de que Hugo Soares manterá esse cargo.

“Por outro lado também é verdade que líder parlamentar é eleito pelos deputados e Hugo Soares foi eleito com 85 por cento dos votos”, considerou o jornalista, mostrando-se surpresa pela “larga maioria de deputados do PSD a apoiar a candidatura de Santana Lopes”.

Sousa Tavares defendeu também que “agora parece que há dois PSD’s, o PSD de Santana e o PSD de Rio”.

Sobre o discurso de vitória de Rui Rio, o comentador entendeu-o como não sendo de grande unidade, “que queria acabar com o clube de amigos e interesses que era o PSD”.

“Ele avisou – e avisou antes da campanha, tem esse mérito – que não vinha para deixar o ‘status quo’ sem mexer em nada”, mas que “vinha para partir loiça dentro do partido antes de se colocar numa posição como dirigente da oposição”.

Sobre a essência do partido que vai disputar as eleições legislativas com António Costa, Sousa Tavares confessou não saber dizer “que PSD é este ou tem sido o da última década”.

“Não sei de facto se é um clube de amigos, um clube de interesses. Agora sei que é um partido que não tem um programa político. Rui Rio também não tem esse programa político”, referiu, terminando que “do ponto de visto ideológico, eu não sei caracterizar o PSD e duvido que que alguém saiba caracterizar o PSD”.

Em destaque

Subir