Nas Notícias

Rui Rio avisa Passos Coelho: “PSD está pior do que em novembro”

Rui Rio posiciona-se para roubar a liderança do PSD a Passos Coelho. Numa iniciativa do International Club of Portugal, o ex-autarca do Porto deixou um forte aviso ao presidente laranja, avisando que “o PSD está pior” do que em novembro, quando admitiu que ‘poderia vir a ser’ candidato à liderança do partido.

Nesse final do ano de 2016, Rui Rio concedeu algum tempo para Passos Coelho se organizar, prometendo estar disponível para avançar se não aparecesse uma “alternativa credível”.

“Se me perguntam se, relativamente a novembro, o PSD está pior, melhor, ou na mesma, eu acho que está pior” afirmou Rui Rio, quando questionado pelos jornalistas sobre o estado do partido.

Posicionando-se como candidato, o antigo vice-presidente recusou assumir já esse epíteto, mantendo um tabu que tem sido prática corrente no PSD desde os tempos finais de Cavaco Silva.

A ‘desculpa’ para não insistir nas críticas a Passos Coelho é a proximidade das eleições autárquicas: “A 1 de outubro temos umas eleições que para o PSD são particularmente difíceis. Aquilo que é a nossa obrigação (de todos os que pertencemos ao PSD) é ajudar a que as coisas fiquem melhor e não pior”.

Apresentando-se já como candidato à liderança do PSD, Rui Rio estaria “não a ajudar, mas a prejudicar” o partido, insistiu.

Uma resposta muito semelhante à que deu quando, durante a iniciativa, foi questionado por uma pessoa da assistência se estava preparado para assumir a liderança do PSD: “Isso não posso ser eu a responder, têm de ser as pessoas a avaliar isso”.

A assistir a este aviso de Rui Rio a Passos Coelho estiveram ‘pesos pesados’ do partido, como Ângelo Correia (apontado por muitos como o ‘barão’ que levou o atual líder do PSD a essa posição e que tem vindo a distanciar-se nos últimos tempos), Eduardo Catroga, Mira Amaral e Rui Gomes da Silva.

Em destaque

Subir