Nas Notícias

Rui Moreira exibe provas da sondagem “falsa” da Universidade Católica

A candidatura de Rui Moreira exibiu hoje algumas imagens para provar os “erros grosseiros” cometidos pela Universidade Católica, no caso da “sondagem falsa”. O comunicado exemplifica com a falta do nome de Rui Moreira e a existência da “candidatura fantasma” Porto de Alma e Coração.

“As sondagens sobre as eleições no Porto divulgadas pela RTP, ontem, e pelo JN, na passada sexta-feira, são falsas e contém erros grosseiros na sua elaboração, que prejudicam objetivamente o candidato Rui Moreira”, acusa o movimento independente, logo na abertura do comunicado.

O movimento de Rui Moreira exibiu imagens da simulação, “captadas através do print-screen de telemóveis dos jovens inquiridores que realizaram a sondagem”, para demonstrar os alegados “erros grosseiros”.

Nessa simulação, em vez de ‘Rui Moreira: Porto, O Nosso Partido’ (como vai constar no boletim de voto) surgia a designação ‘Porto, O nosso Partido 2017’.

“A simulação de Boletim de Voto era feita num pequeno ecrã de um telemóvel, onde também a sigla da candidatura aparecia numa versão errada e praticamente ilegível”, acusa depois o movimento.

Foi também apresentado aos inquiridos, de acordo com a denúncia de Rui Moreira, uma “candidatura que não existe”, que incluía “Porto” na designação “e um símbolo circular”. No entanto, “os resultados apresentados nos relatórios enviados aos órgãos de comunicação social apenas contemplavam as nove candidaturas que concorrem às eleições, não se sabendo quantos inquiridos votaram na candidatura ‘fantasma'”.

Sobre a resposta emitida pela Universidade Católica de Lisboa à primeira denúncia, o movimento frisou que “mentiu de novo, agora em comunicado”.

“A gravidade do que está em causa, não apenas nos actos praticados pela Universidade Católica de Lisboa na elaboração das sondagens, mas também por ter tentado intervir, com um comunicado mentiroso, na campanha eleitoral, importa ser denunciada”, concluiu o movimento de Rui Moreira.

Em destaque

Subir