Nas Notícias

Roer unhas e chuchar no dedo. Nem tudo é mau nestes hábitos

Pesquisa associa hábitos poucos higiénicos na infância – como chuchar o dedo ou roer as unhas – a menor probabilidade de sofrer alergias. A conclusão do estudo, realizado na Nova Zelândia, é baseada num aumento de proteção do organismo.

O seu filho insiste em chuchar o dedo ou rói as unha? Nem tudo é mau neste hábito. Um estudo neozelandês publicado no Pediatrics conclui que há efeitos positivos no organismo – um aumento das defesas do organismo e consequente diminuição do risco de alergias.

Ao chuchar o dedo ou ao roer as unhas, as crianças ficam mais expostas a germes e, em reação, o organismo cria mais defesas. Reforçando o sistema imunológico, as crianças ficam mais protegidas.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores da Nova Zelândia analisaram, periodicamente, mil crianças, adolescentes e jovens, com idades compreendidas entre os 5 e os 32 anos.

Os cientistas quiseram saber quais os participantes do estudo que chupavam o dedo ou roíam as unhas durante diferentes idades: 5, 7, 9 e 11 anos. Posteriormente, fizeram uma análise àqueles que sofreram de alergias, entre os 13 e os 32 anos.

Aos 13 anos, as crianças estudadas apresentavam menos 30 por cento de sofrer reações alérgicas (por exemplo, a ácaros ou pelos de animais domésticos) em comparação com as restantes crianças.

De acordo com investigadores da Universidade de Otago, esse quadro mantinha-se na idade adulta.

“Apesar de não serem hábitos recomendáveis ou que devam ser incentivados, têm um lado positivo”, refere Malcom Sears, da Universidade McMaster, no Canadá, em declarações reproduzidas pela Globo.

Em destaque

Subir