TV

Robô de 136kg atropela bebé… e continua em frente, como se nada fosse

Um funcionário de um centro comercial, nos EUA, atropelou um bebé de 16 meses. Só que o funcionário é um robô que pesa 136 quilos… e seguiu adiante, como se não tivesse feito nada.

A primeira lei da robótica e da inteligência artificial, segundo Isaac Asimov, é a proibição de infligir qualquer dano a humanos. Mas tal não terá acontecido no Stanford Shopping Center, um centro comercial de Palo Alto (Califórnia, EUA) que já usa os modernos seguranças-robôs.

Tiffany Teng acusou um destes ‘guardas’ de ter atropelado o bebé de 16 meses, passando-lhe por cima do pé direito, e seguido em frente como se nada tivesse acontecido.

“Nem sequer parou”, garantiu a mulher, em declarações à NBC News, salientando que o robô de 136 quilos estava “passou por cima do pé direito” do bebé, Harwin Cheng.

Se não fosse o marido a dar um empurrão ao robô, acrescentou Tiffany Teng, o ‘segurança’ teria ainda passado por cima do pé esquerdo.

Os médicos que acorreram ao local registaram a existência de um inchaço no pé do bebé e, felizmente, não encontraram qualquer sinal de ossos partidos.

A Knightscope, empresa que produz os famosos seguranças robotizados, comentou o caso através da porta-voz Stacy Dean Stephens: “Temos máquinas a operar em todo o estado da Califórnia. Temos mais de 35 mil horas de serviço sem qualquer incidente registado. Foi um acidente horrível, mas acreditamos que a tecnologia e as máquinas são incrivelmente seguras e vamos continuar a trabalhar para assegurar que continuam a ser”.

Em destaque

Subir