Fórmula 1

Robert Kubica confiante nas suas capacidades

Robert Kubica não pretende esconder o handicap que tem com o uso pleno de um dos seus braços – como consequência do acidente sofrido nos ralis em 2011 – mas também acredita que tem as capacidades necessárias para poder voltar à Fórmula 1. O polaco é um dos nomes apontados para companheiro de equipa de Lance Stroll em 2018, possibilidade que cresceu após ter participado nos testes de pós-temporada da Williams no Abu Dhabi.

Um eventual regresso de Robert Kubica suscita diferentes reações, com as maiores dúvidas a virem do seu handicap físico, mas o piloto de Cracóvia já mostrou que pode superar isso com relativa facilidade.

A Williams tem-se recusado a tecer qualquer comentário aos testes que o polaco fez após o último Grande Prémio do ano no Circuito de Yas Marina, mas Kubica indica que a sua mão direita não será impedimento para que possa regressar em pleno à disciplina máxima do automobilismo.

“O mais importante é que tenho a confiança necessária para o fazer. Sei que o posso fazer. Sei que nunca estarei pronto a cem por cento, mesmo que se fosse no anterior período da F1. Uma série de coisas dão-me confiança e só me dão coisas positivas, mas a decisão não me cabe a mim. Evidentemente que gostaria de atingir o meu objetivo, mas quero viver um dia de cada vez. Continuo a treinar-me para estar pronto se tiver uma oportunidade”, afirma o antigo piloto da BMW Sauber.

Nos testes do Abu Dhabi Robert Kubica obteve o 18º tempo dos dois dias de ensaios com pneus da Pirelli. E foi essencial para o piloto polaco mostrar que pode lidar com os F1 atuais depois de seis anos de afastamento da disciplina.

“Há coisas que levam o seu tempo. A Fórmula 1 evoluiu bastante depois da última vez em que corria. É preciso ir conhecendo tudo para saber explorar o potencial do carro. Aprendi bastante e a minha confiança cresceu”, acrescenta o piloto de Cracóvia a propósito do teste realizado no Circuito de Yas Marina com a Williams.

Em destaque

Subir