Mundo

Revelada carta em que Isabel II fala de Diana de Gales

A Rainha de Inglaterra tinha uma opinião pessoal sobre a nora, Diana de Gales. Isabel II sentiu a morte da ‘princesa do povo’ e fez confidências a uma amiga, Henriette Abel Smith, que foram agora reveladas pelo Daily Mail.

A missiva foi escrita seis dias após a morte de Diana, como resposta a uma mensagem de condolências enviada pela dama de companhia à Rainha. Os bens de Henriette Abel Smith foram leiloados após a morte desta, em 2005, e agora a inédita carta com a opinião de Isabel II sobre a nora.

“Foi real e profundamente triste”, escreveu a Rainha de Inglaterra, a propósito da morte da ‘princesa do povo’: “É uma perda enorme para o nosso país”.

Diana Spencer (de Gales, segundo o título nobiliárquico), morreu a 31 de agosto de 1997, mas ‘só’ a 4 de setembro é que a monarquia britânica reagiu oficialmente, o que gerou um sentimento de revolta contra a “desumanidade” de Isabel II. As acusações populares à Rainha caem por terra agora que se sabe a verdade, passados quase 20 anos do acidente em Paris.

“A reação pública à sua morte e o serviço na Abbey parece ter reunido as pessoas em todo o mundo de uma maneira bastante inspiradora”, destacou a monarca, que escreveu também sobre a resposta “muito corajosa” dos netos (filhos de Diana), que a deixou “muito orgulhosa”.

Em destaque

Subir