Tecnologia

Revelação: WhatsApp deixa Blackberry, Nokia e outros smartphones

whatsapp blackberryUma das mais populares apps de conversação, o WhatsApp, vai deixar de funcionar nos Blackberry, em alguns Nokias e em muitos outros smartphones. Em comunicado, a empresa que gere o serviço de mensagens explicou que os equipamentos não têm capacidade para as atualizações.

Se usa o WhatsApp num Blackberry prepara-se para deixar de o ter: até ao final deste ano o serviço de mensagens vai deixar de funcionar.

Para além dos equipamentos da Blackberry, a app vai deixar de funcionar em alguns aparelhos da Nokia (como o S40 e o S60) e nos dispositivos com Android 2.1, Android 2.2 e Windows Phone 7.1.

Em comunicado, publicado no site, a empresa que gere o WhatsApp (um serviço comprado pelo Facebook há dois anos) justificou a decisão com a “falta de capacidade” dos aparelhos para aguentarem as atualizações.

“Quando demos início ao WhatsApp em 2009, a maneira com as pessoas utilizavam smartphones era bem diferente do que é hoje”, lembrou a empresa, lembrando que então a Apple tinha acabado de lançar a App Store “cerca de 70 por cento dos smartphones vendidos na época possuíam sistemas operacionais desenvolvidos pela Blackberry e Nokia”.

Ao longo destes sete anos, as tecnologias foram evoluindo e as apps também, pelo que os smartphones de então, como os da Blackberry, “não possuem a capacidade requerida para que possamos expandir os recursos da nossa aplicação no futuro”.

Quem quiser continuar a utilizar o WhatsApp terá de adquirir um smartphone “Android, Apple ou Windows Phone mais atual antes do fim de 2016”, complementou a empresa, no mesmo comunicado.

O serviço de mensagens, que tem mais de mil milhões de utilizadores ativos, foi criado em 2009 por Jan Koum e Brian Acton, que venderam o WhatsApp ao Facebook por 19 mil milhões de dólares, cerca de 17,4 mil milhões de euros.

Em destaque

Subir