Desporto

Retorno dos patrocinadores da Seleção pode atingir 117 milhões de euros

Um estudo da Cision prevê que o retorno mediático dos patrocinadores principais da Seleção Nacional – que vai disputar o Euro’2016 – possa atingir os 117 milhões de euros, caso a equipa portuguesa vença a competição.

No Euro’2016, que terá início no dia 10 de junho, a estimativa indica que os patrocinadores da Seleção têm garantido, à partida, um retorno de 78 milhões de euros, valor gerado desde a fase de preparação, desde a convocatória de Fernando Santos até ao final da fase de grupos.

Caso a equipa das quinas passe aos oitavos de final, o valor ascenderá aos 85 milhões de euros. Se a meta atingida forem os quartos de final, a estimativa é de 92 milhões. Já a presença da equipa nacional nas meias finais renderá 101 milhões.

A consagração da Seleção como campeã do Europeu representará um retorno de 117 milhões de euros, estima a Cision.

Esta previsão é baseada no acompanhamento sistemático do retorno mediático destas marcas nos Mundiais de 2014, 2010 e de 2006 e nos Europeus de 2012, 2008 e de 2004.

No último Euro’2012, o valor total de retorno mediático alcançado pelos patrocinadores da Seleção foi de 98,5 milhões de euros, tendo a equipa lusa sido derrotada pela Espanha, nas meias-finais da competição.

A metodologia da Cision, para avaliação do retorno mediático, quantifica o tempo ou o espaço de exposição que as marcas têm na comunicação social, em espaço editorial.

A exposição é avaliada com base no custo das tabelas publicitárias de cada meio, ou seja, fazendo a equivalência ao que as marcas teriam que pagar para ter a mesma exposição através de inserções publicitárias nesses meios.

O pontapé de saída de Portugal no Euro’2016 está marcado para o dia 14 de junho, frente à Islândia.

Em destaque

Subir