Mundo

Restos de antigo continente descoberto por baixo da Ilha Maurícia

Um grupo de investigadores da Universidade de Witwatersrand descobriu partes daquilo que se pensa ser um supercontinente que desapareceu há 84 milhões de anos.

Os cientistas foram até à Ilha Maurícia investigar o subsolo e acabaram por descobrir uma presença de massa de terra submersa que, através da análise a cristais antigos de zircão se provou tratar de um solo mais antigo do que a própria ilha.

A parte do terreno analisada pode corresponder ao lar da mítica civilização de Atlântida, engolida pela água há cerca de 84 milhões de anos.

“A Terra é composta de duas partes: os continentes que são velhos e os oceanos que são jovens”, disse Lewis Ashwal da Universidade da Witwatersrand na África do Sul.

O investigador garante que o mundo já foi lar de uma gigantesca massa terrestre chamada Pangea, que lentamente se foi separando para formar os continentes que conhecemos hoje em dia.

Acredita-se que a Ilha Maurícia fez parte de um supercontinente maior chamado Gondwana que acabou por se juntar com Pangea e mais tarde se separou para formar a América do Sul, Antártida, África, Madagascar e Austrália.

Em destaque

Subir