Apresentações/Novidades

Renault Kadjar feito à medida de Portugal

O Kadjar é o novo ‘crossover’ que a Renault introduz agora no mercado nacional, com alterações técnicas que lhe permitem, por exemplo, ser taxado nas portagens da auto estrada como Classe 1.

A marca do losango defende que este novo SUV é feito ‘à medida’ do nosso mercado, mantendo um preço abaixo dos 29800 euros na sua versão mais radical.

O Kadjar é lançado com especificações pensadas para Portugal. Isto porque para revindicar um peso bruto superior a 2300 kg pode ser taxado como classe 1 nas portagens (com via verde).

A marca francesa encarregou a Renault Tech – uma divisão da Renault Sport Cars – para o desenvolvimento de ligações ao solo específicas. Isso beneficia também a estrutura autoportante reforçada das versões 4×4 e de um eixo traseiro multibraço, também oriundo da versão integral com afinação específica para tração dianteira.

Estas são uma série de soluções que reforçam as capacidades, qualidades dinâmicas e prazer de condução – sublinhe-se o menor rolamento da carroçaria e uma direção mais reativa. Ganha o conforto a bordo.

Já no que se refere à estética o Kadjar mantém uma assinatura muito idêntica à que encontramos no ‘irmão’ Captur, embora com dimensões bem diversas, que transmitem uma noção de robustez mais vincada.

Destaque para guia de luz LED em forma de C nos faróis diurnos (DRL), para as barras do tejadilho e os retrovisores exteriores na cor da carroçaria bem como os caixilhos das janelas cromados e as proteções das embaladeiras.

O visual é compacto, apesar dos 4,45 metros de comprimento, por 1,84 de largura e somente 1,60 de altura, possuindo uma altura ao solo de 206 milímetros, que permite a este ‘crossover’ andar por trilhos fora de estrada, pois os ângulos de ataque (18º), ventral e saída (20º) são mais generosos.

No interior a sensação é de espaço e de algum requinte, sendo a qualidade dos materiais e acabamentos elevada, enquanto o design do painel de instrumentos embora não traia as suas origens é distinto. Possui um ecrã TFT com quatro modos de visualização e cinco cores de personalização e sistema Renault R-Link2.

A modularidade não foi esquecida, com a habitabilidade a ser uma das melhores do segmento. Verticalmente os ocupantes beneficiam de uma altura de 910mm, enquanto a largura ao nível dos cotovelos é de 1,456 metros.

O tejadilho em vidro fixo proporciona equilíbrio e luminosidade ao habitáculo, onde o sistema ‘Easy Break’ desempenha um papel fundamental. É simples e intuitivo e permite desbloquear e rebater o banco traseiro na configuração 1/3-2/3 através do recurso a manípulos situados no porta-bagagens.

As posições no piso do porta-bagagem permitem escolher entre uma posição de plano completo para facilitar o transporte de objetos volumosos.

Em termos de utilização o Renault Kadjar faz mesmo um convite à evasão, sobretudo na versão XMOD, que é equipada com o Grip Control – um sistema avançado de controlo de tração que proporciona mais aderência em condições difíceis como lama, areia ou neve. A isto acrescem os pneus Mud and Snow montados em jantes de 17 polegadas.

Em termos de segurança o novo ‘crossover’ da marca do losango está equipado com um sistema avançado de travagem de urgência (AEBS), alerta de saída de via e aviso de ângulo morto.

Para além disto não faltam o Easy Park Assist (estacionamento mãos livres), os sensores que alertam para o risco de colisão, a câmara de marca-atrás, o sistema de ajuda ao arranque em declive, o reconhecimento da sinalização rodoviária com alerta dos limites de velocidade e o regulador e limitador de velocidade.

Sob o capot do Kadjar está o comprovado motor 1.5 dCi 110, associado a uma caixa manual de seis velocidades, que integra pistões em aço que reduzem os atritos e melhoram o consumo com um ganho estimado de 3% nas emissões de CO2. O sistema Stop & Start também contribui para a redução do consumo.

O preço de arranque da gama Kadjar XMOD é de 29,710 euros, sendo a mais equipada versão Exclusive proposta a 31.600 euros.

Em destaque

Subir