Insólito

Removido tumor cerebral com quase dois quilos

Os cirurgiões do Hospital BYL Nair, em Mumbai, na Índia, removeram da cabeça de Santlal Pal um tumor cerebral com 1,8 quilos. Os médicos acreditam que será o maior tumor retirado em todo o mundo.

O procedimento foi realizado no dia 14 de fevereiro, mas antes de divulgarem o resultado o hospital preferiu aguardar pela reação do paciente.

Santlal Pal, de 31 anos, deverá recuperar parcial ou até totalmente a visão quer perdeu por causa do tumor, diagnosticado há três anos.

“Agora é esperar que ele recupere, mas já está fora de perigo”, garantiu Trimurti Nadkarni, chefe do departamento de neurocirurgiado Hospital Nair.

O homem tentara recorrer à cirurgia por diversas vezes, mas foi rejeitado em três hospitais, por ser um tumor “inoperável”.

Trimurti Nadkarni resolveu arriscar e extraiu um tumor com 1,8 quilos de peso.

As dimensões rondavam os 30 centímetros de altura por 30 de largura e 20 de profundidade. “Deu entrada com duas cabeças”, resumiu o neurocirurgião.

Pelos dados disponíveis, os médicos indianos acreditam que será o maior alguma vez removido.

Devido à dimensão do tumor, a cirurgia prolongou-se por sete horas. Ao longo da operação, o paciente necessitou de um total de 11 unidades de sangue.

O risco de complicações pós-operatórias era tão grande que Santlal Pal ficou ligado às máquinas por vários dias.

Em destaque

Subir