País

Chá e mel matam as bactérias melhor do que os antibióticos

mel no cha

Os cientistas estão cada vez mais atentos às substâncias naturais que atuam como medicamentos. Face à crescente resistência dos microorganismos aos antibióticos, os remédios naturais como o chá, o mel e o lúpulo ganham direito a um maior protagonismo.

A mais recente sustentação científica para as vantagens de recorrer a substâncias naturais para fins terapêuticos veio da Universidade de Cardiff, que abordou num trabalho as vantagens do mel, do lúpulo da cerveja e do chá.

“Grande parte do que fazemos é baseado na ciência e na nova tecnologia, mas há muito o que aprender com a história”, frisou Les Baillie, investigador da Faculdade de Farmácia e Ciências Farmacêuticas, em declarações à BBC.

Remédio doce como o mel

O exemplo mais famoso a nível mundial será o do mel, que há milhares de anos tem vindo a ser utilizado como antibiótico.

Numa era em que os microorganismos são cada vez mais resistentes aos antibióticos fabricados em laboratório, o mel torna-se num antibiótico natural mais eficaz.

“O mel foi utilizado durante milhares de anos para tratar feridas e, de fato, já é usado em hospitais para tratar pacientes com infeções quando antibióticos não são o suficiente”, lembrou Les Baillie.

Os investigadores da Universidade de Cardiff concluíram que existe um mel, fabricado na cidade galesa de Twywyn, que tem uma potência antibacteriana semelhante ao Manuka, o famoso mel da Nova Zelândia.

Beja cerveja, pela sua saúde

Onde também existem agentes antibacterianos é no lúpulo, um dos ingredientes principais da cerveja.

O investigador James Blaxland tem visitado várias cervejarias em busca de substâncias derivadas que ajudem a combater as infeções mais fortes, como a que é provocada pelo estafilococo, um microorganismo resistente à meticilina dos antibióticos fabricados em laboratório.

“O lúpulo é utilizado há centenas de anos como aditivo aromatizante da cerveja. No início do século XVIII, esses lúpulos que eram adicionados à cerveja evitavam que ela azedasse, por isso as pessoas começaram a pensar que talvez eles poderiam ter efeitos antibacterianos”, salientou James Blaxland.

O segredo do famoso chá

Popularizado nas ilhas britânicas por uma portuguesa, o chá é outro dos remédios naturais com propriedades antibacterianas, como revelou Les Baillie: “É até surpreendente a quantidade de gente que sabe que o chá contém compostos chamados polifenóis, que matam bactérias”.

Os cientistas da Universidade de Cardiff, em conjunto com investigadores da Universidade de Aberystwyth, analisaram como o chá pode controlar uma bactéria que está presente nos intestinos de muitas pessoas, a aClostridium Difficile (o C. Difficile ), e que provoca infeções quando cresce descontroladamente.

“Levando em conta de que se trata de uma doença intestinal e que, quando bebemos chá, ele vai para o intestino, chama a nossa atenção a possibilidade de termos um ‘super chá’ que seja suficientemente alto em polifenóis para conseguir matar aC. Difficile “, frisou Les Baillie, revelando que, “até agora, o chá verde do leste do Quénia foi o mais efetivo”.

Em destaque

Subir