Nas Redes

Relato de jornalista da SIC que esteve em Pedrógão emociona internet

Débora Henriques é jornalista da SIC e esteve a reportar, na passada semana, a tragédia de Pedrógão Grande. Agora, escreve sobre o que viu e sentiu nas localidades atingidas pelo violento incêndio. E o seu depoimento tem emocionado a internet.

“A menina agora volta para casa. Nós não”, escreve Débora Henriques, em forma de citação, um dos depoimentos que mais a marcou.

“Entre nós, queixávamo-nos do sono. Da fome. Do cansaço. Do cheiro a fumo das roupas e das malas. Eu comentei que devia ter bebido mais um café. O Cesário, no passo lento dos seus 80 e tal anos, passou por mim e perguntou ‘já vão embora, não é?’ Respondi-lhe que sim. ‘Pois, a menina agora volta para casa. Nós não. Já não temos’. Podia ter dito isto com um ar carregado. Triste. Mas não. Disse-o com um sorriso desconcertante. O mesmo com que a seguir acrescentou ‘mas olhe, quando cá voltar da próxima vez já hei-de ter e ofereço-lhe um café. Daqueles de saco, gosta?'”, relata.

“Guardei o microfone sempre que me contaram que perderam os pais”

A jornalista explicou ainda que colocou “filtros” nos relatos mais tocantes.

“Guardei o microfone sempre que me contaram que perderam os pais. Os filhos. Os irmãos. Os netos. São desabafos sem filtro. Genuínos. Doridos. Que fazem connosco, porque parámos para ouvir e eles precisam tanto de falar. Alguém tem de pôr um filtro por eles. Não é preciso mostrar fraturas expostas para dizer que dói”.

E continuou: “Guardei comigo as histórias mais duras. O cheiro a queimado que não me sai do nariz. O negro da paisagem e das placas. Mas não podia fazer mais sentido partilhar a força que encontrei naquela terra. Ainda agora perderam tudo e já estão a pôr-se de pé. Com um sorriso desconcertante”.

Em destaque

Subir