Nas Notícias

Refugiado sírio encontra 150 mil euros e devolve-os à polícia, em nome de Alá

Saiba por que razão o refugiado sírio de 25 anos, que vive na Alemanha, devolveu os 150 mil euros que encontrou, escondidos num armário. Decidiu entregar todo o valor às autoridades e a sua atitude valeu-lhe inúmeros elogios, nas redes sociais.

A história tem origem na cidade Minden, na Alemanha, com um refugiado de 25 anos como protagonista. O protagonista chama-se Muhannad, mas as autoridades locais já lhe deram um ‘cognome’: “o herói do dia”.

Com efeito, são raros os casos em que pessoas entram numa esquadra para devolver dinheiro. E mais raros se tornam quando estamos perante somas avultadas, como 150 mil euros.

O refugiado sírio vive na Alemanha desde o passado mês de outubro. Uma associação de caridade ofereceu-lhe algo que lhe deu muito jeito: um armário. O refugiados estaria longe de imaginar o que esse armário guardava.

Quando o abriu, o ‘herói do dia’ deparou-se com 50 mil euros em notas e com cadernetas de poupança um pouco superiores a 100 mil euros. Estavam bem escondidos por debaixo de uma das prateleiras do armário.

O jovem decidiu então entregar o dinheiro na polícia de Minden. E recebeu múltiplos elogios das autoridades, que sublinharam o facto de mito pouca gente agir daquela forma.

“A devolução de uma quantidade de dinheiro tão alta é uma excepção absoluta”, realça a polícia.

A pergunta impõe-se: porque não ficou o jovem sírio com aquela fortuna? O próprio dá a resposta.

“Alá nunca me permitiria financiar os meus interesses com a riqueza de outra pessoa”, justificou o sírio, em declarações ao jornal alemão Bild.

Muhannad teria onde aplicar o dinheiro: “ajudar a família”, para que esta pudesse deixar a Síria, onde se encontra num palco de guerra.

Outra pergunta: para onde irá a maquia que o refugiado entregou? A polícia está a tentar estabelecer uma ponte entre a associação de caridade e o proprietário do armário que o doou.

Em destaque

Subir