Crónicas

Receita Desastrosa

«Se não se mudar a direção, pode-se acabar para onde se dirige»
Lao Tzu

A questão de Chipre voltou novamente ao centro das atenções. Novas negociações entre cipriotas turcos e gregos foram iniciadas, e a esperança de que seja desta vez que os envolvidos encontrem uma solução. Ao fim de quase 43 anos, e inúmeras tentativas depois.

Chipre encontra-se dividida entre as comunidades cipriotas turcas e gregas, com governo, economia e políticas distintas. Num local com a dimensão da ilha de Chipre o impacto da divisão faz-se sentir.

Como um acordo implica cedências e ganhos de ambas as partes, até para a mais otimista das criaturas humanas, essa tarefa é digna de qualquer super herói, e mesmo para esses seria um enorme desafio!

A questão da propriedade é capaz de ser um das mais difíceis de se ultrapassar.Os cipriotas gregos que viviam na zona norte e tiveram de abandonar continuam a exigir a restituição da propriedade que foram forçados a abandonar em 1974. E o o outro lado, os cipriotas turcos que atualmente residem nessa zona e naturalmente não querem abdicar.

Acresce que na parte cipriota turca estão militares turcos, que os cipriotas gregos querem que abandonem a ilha de forma permanente.

Misture-se os nacionalismos turcos e gregos, que parecem estar em alta em ambos os países e a situação fica ainda mais complicada.

A chegarem a um acordo que satisfaça a maioria dos envolvidos, será digno de um prêmio Nobel de Paz, provavelmente de dois ou três…

A questão cipriota, uma questão de que os europeus não gostam de abordar, por ser um fracasso dentro de casa, tem tendência para ciclicamente regressar.Durante as negociações para a adesão da Turquia à União Europeia, este foi um dos pontos de que os gregos não deixavam passar.

Olhando para o tamanho da ilha de chipre, é de admirar a capacidade do ser humano de criar problemas de enormes dimensões .


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir
error: